quarta-feira, 29 de setembro de 2010

9° ENCONTRO REGIONAL DE JOVENS CURSILHISTAS

Nesse final de semana nossa diocese sediou o 9° Encontro Regional de Jovens Cursilhistas do GER SUL II PR II, foi um ótimo encontro, onde pudemos fazer novos amigos, reencontrar antigos, avaliar nossa caminhada e trocar experiências, que  possamos agora usar toda a motivação, com a qual saímos de lá para por em prática as nossas metas do AGIR que são:

  • Melhorar a comunicação entre GED e setores nas Dioceses;
  • Realizar a capacitação para líderes nas Dioceses, com intuito de promover de forma correta e efetiva as Escolas Vivenciais e os Núcleos de Comunidades Ambientais


Representantes da Diocese de Apucarana


Foto oficial do encontro

Shalom a todos!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

São Cosme e Damião  
Protetores das crianças; Padroeiros dos médicos e farmacêuticos
Data de comemoração: 27 de Setembro
São Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e nasceram na Arábia por volta do século III, em
meio a uma nobre família. Estudaram medicina na Síria, e depois foram para Egéia. Circunstâncias desconhecidas os colocaram em contato com o Cristianismo e se tornaram animados discípulos de Cristo.
Aproveitando da sua arte médica, mas confiando muito mais no poder da oração e na confiança em Deus, os dois irmãos continuavam a exercer a medicina, conseguindo êxito extraordinário. Não recebiam pagamento por seus serviços médicos -- daí serem chamados "anárgiros", ou seja, que "não são comprados por dinheiro" -- porque seu objetivo principal era a conversão dos pagãos à fé cristã. De fato, conseguiram deitar a semente cristã em muitos corações e numerosas foram as conversões.
Assim viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor. No entanto, esta atividade devia chamar a atenção das autoridades, ainda mais que tinha estourado a terrível perseguição do Imperador Diocleciano contra os cristãos, por volta do ano 300. O Governo Imperial, então, ordenou a prisão dos dois médicos, sob acusação de inimigos dos deuses pagãos.
Perante o tribunal, o governador os interpelou sobre sua pátria e religião. Acusados de se entregarem a feitiçarias e usar meios diabólicos para disfarçar as próprias curas, eles responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder". "É preciso que adoreis os deuses, sob pena de cruel tortura", disse o governador. Ao que eles responderam: "Teus deuses não têm poder algum; nós adoramos o Criador do Céu e da Terra !"
Como se recusassem a renunciar a seus princípios religiosos, o governador mandou aplicar-lhes tormentos bárbaros. Vendo, porém, que estes processos eram inúteis, deu ordem para que fossem decapitados. Cosme e Damião morreram mártires em 303, na Egéia.
Seus restos mortais foram transportados para Cira, na Síria, e depositados numa igreja a eles consagrada. Uma parte das relíquias foi levada, no século VI, à Roma, e depositada na igreja que adotou o nome dos santos. Outra parte foi guardada no altar-mor da igreja de São Miguel, em Munique, na Baviera. Os santos gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente Itália, França, Espanha e Portugal. No Brasil, em 1530 construiu-se uma igreja em Igaraçu PE, em honra aos santos Cosme e Damião.
São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Por causa da sua simplicidade e inocência, são invocados também como protetores das crianças.
 Tiveram seus nomes incluídos no Cânon da Missa e são invocados como protetores contra as doenças do corpo e da alma.

Oração à São Cosme e Damião
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".
São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Comunicado Importante

Informamos que nos próximos dois domingos (26/09 e 03/10) não haverá escola, primeiro pelo encontro regional que nossa diocese estará realizando e depois pelas eleições. No dia 10/10 retornaremos com a escola normalmente.

Shalom!

O universo pode ter sido criado sem Deus?

"Pela fé conhecemos que os mundos foram dispostos pela Palavra de Deus de modo que do invisível teve origem o visível" (Hb 11,3).
O físico mais famoso da Inglaterra, Stephen Hawking, defende que Deus “não tem lugar nas teorias do universo” e que este é fruto de um “feliz acaso” e de uma “criação espontânea”. Ele disse, no seu último livro: “The Grand Design”, que “é provável (não certo) que o universo tenha nascido do nada”. Mas algo não pode surgir do nada.
Quem é Hawking? Stephen Hawking, um dos maiores físicos teóricos de nossos tempos, perdeu grande parte das suas funções motoras, mas possui talento intelectual lúcido. A sua trajetória biográfica e científica foi mostrada no filme "Breve História do Tempo. É lamentável que ele contradiga a si mesmo, pois em 1988, quando escreveu o seu “best seller”: “Uma Breve História do Tempo”, parecia aceitar o papel de Deus na criação do universo. Nessa obra, ele declara:
"Se descobrirmos uma teoria completa a respeito da origem do universo, ela deverá ser compreensível a todas as pessoas e não apenas a um punhado de cientistas. Então todos nós, filósofos, cientistas e até gente da rua, seremos capazes de tomar parte na discussão sobre por que existe o universo e por que existimos nós. Se encontrarmos a resposta a estas perguntas, haverá o triunfo supremo da razão humana. Naquele momento conheceremos o pensamento de Deus".
Ele afirmou que a existência de um criador “não era incompatível com a ciência”, mas agora se contradiz. A sua nova posição deixa dúvida sobre a real posição do físico. Mais de trinta cientistas de renome - na recente série de documentários chamada “A Origem do Homem” - contestaram a sua postura. Essa série de nove documentários, realizada por “Goya Produções”, investiga o desenvolvimento do universo desde o “Big Bang” até os primatas, hominídeos e o triunfo do “Homo Sapiens”. A série expõe “a inconsistência de posições ateias como as de Hawking e Dawkins em um extremo, e a dos fundamentalistas no outro”. Conclui que "não é científico negar o sobrenatural. A ciência natural não capta o que cai fora da esfera material” (www.zenit.org/article-25969?l=portuguese).
Entre os pesquisadores que discordam de Hawking, destacam-se os prêmios Nobel Christian De Duve e Werner Arber. Alguns são crentes – judeus, católicos ou protestantes. O prêmio Nobel Christian de Duve afirma que a teoria de que o mundo é eterno, inventada por Fred Hoyl, mostrou-se falsa. Quem tinha razão era seu professor, o padre George Lemaitre, ao descobrir a teoria do “Big Bang”, a explosão que deu origem ao universo. Para o professor italiano Evandro Agazzi, o acaso não explica a existência do mundo. Aqueles que acreditam em tudo a partir de alguma ciência positiva caem numa “atitude reducionista anticientífica”. Não existe o senhor “Acaso”, livre, inteligente, e capaz de fazer um plano maravilhoso como o universo e criá-lo com tanta beleza e ordem.
Dr. Francis Colings, diretor do Projeto Genoma Humano, o maior em biotecnologia realizado até hoje, declara que: “a opção mais irracional é a do ateísmo” (Veja, n. 1992, de 24/01/2007).
O professor de Boston Thomas Glick acredita que os fundamentalistas do materialismo fabricam uma espécie de religião ou metafísica, “mas ninguém confunde isso com ciência”.
O prêmio Nobel suíço Werner Arber diz que: “Eu posso ler em Gênesis, no começo do Antigo Testamento, que o mundo foi criado em vários períodos, e para mim, esses vários períodos são precisamente evolução”.
Tudo o que existe “fora do nada” teve um início, teve um criador; é a realização de um projeto. Assim, o universo; ele não é eterno; teve princípio e terá fim; não pode ter surgido de si mesmo ou por acaso. O mundo não é eterno; teve um começo no tempo. A física da radiatividade mostra, pelo processo de desintegração dos elementos radiativos, que se pode calcular a idade do universo. O ato criador de Deus foi há cerca de 14,3 bilhões de anos.
A doutrina falsa da eternidade do mundo foi condenada pela Igreja. Em discurso de 22/11/1951, Pio XII confirmou isso falando sobre a existência de Deus à luz das modernas ciências naturais. Diz o nosso Catecismo da Igreja Católica (CIC) que:
“Nenhuma criatura tem o poder infinito que é necessário para "criar" no sentido próprio da palavra, isto é, produzir e dar o ser àquilo que não o tinha de modo algum (chamar à existência "ex nihilo" "do nada") (CIC §318).
São Teófilo de Antioquia (†181) já perguntava no século II:
“Que haveria de extraordinário se Deus tivesse tirado o mundo de uma matéria preexistente? Um artífice humano, quando se lhe dá um material, faz dele tudo o que quiser. Ao passo que o poder de Deus se mostra precisamente quando parte do nada para fazer tudo o que quer” (Ad Autolicum, 4; CIC § 296).
Prof. Felipe Aquino - Canção Nova

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Escola do dia 19/09

Olá pessoal, neste domingo tivemos aula com o Renato que falou sobre o livro de Jonas, o livro ao qual a Igreja dedica o mês da Bíblia deste ano.


Shalom!!
                            

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Treino preparatório

Não vamos nos esquecer que nesse domingo teremos nosso primeiro treino em preparação ao torneio de futebol da ultréia desse ano, não vamos faltar pessoal, temos que treinar o nosso futebol arte, domingo 16 horas no sesi.

Shalom!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cuidado em quem você vota nessas eleições

Esse email está circulando o Brasil todo, e pede a união de todos os cristãos, independentemente se católico ou evangélico, contra a Iniquidade em nosso país. O vídeo traz uma mensagem do Pr. Paschoal Piragine Jr, da Primeira Igreja Batista, e nos mostra uma realidade com muitos assuntos que não chegam aos nossos ouvidos.É hora de nos unirmos em prol dos preceitos cristãos e não aceitar aquilo que fere a nossa fé. Apesar de ser um pouco longo não deixem de ver o vídeo até o final.

Shalom!







Qual é a missão do Anjo da guarda?

Sua tarefa, como diz seu nome, é “guardar-nos”, especialmente contra os ataques do anjo mau, o demônio. O Anjo da guarda esforça-se por fazer, para nosso bem, aquilo que o demônio tenta fazer para nosso mal. Ele nos “tenta”, por assim dizer, para as virtudes (como o demônio nos tenta seduzir para o pecado). Sugere-nos bons pensamentos; traz à nossa mente lembranças edificantes, tem o cuidado de preparar-nos com bons exemplos e oferece-nos ocasiões para atos meritórios. Também afasta-nos do perigo, dispõe os acontecimentos de acordo com suas possibilidades; para o nosso bem, encoraja-nos na prática das virtudes, estimulando-nos a seguir o caminho da perfeição, convida-nos de mil maneiras a refletir, a meditar a respeito dos motivos para amar Deus e evitar o pecado etc.

Nosso anjo não é apenas um defensor, é também um animador. Faz todo o possível para nos ajudar e põe à nossa disposição sua inteligência e sua ciência, sua previdência, seu poder, o crédito que desfruta diante de Deus, seu desejo é de empregar tudo isso em nosso favor. Ele está ao nosso lado, perto de nós, para nosso bem e a nosso serviço. É um verdadeiro servidor que o Pai nos enviou. Tanta dedicação, inspira-nos total confiança. Quer apenas dar, sem nada receber.

Sim, até o último dos homens, o mais pobre, o mais humilde, o mais deserdado, a criança que ainda não fala tem por servidor um mensageiro do céu. O homem e o anjo juntos: quanta segurança, e quanta dignidade! Sua assistência é contínua, mas pode-se ter certeza, ela fica mais diligente e intensa quando a alma ou o corpo correm algum perigo, na provação, no sofrimento ou nas dificuldades, e sobretudo com a aproximação da morte, quando a necessidade de socorro é maior.

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "Anjos, companheiros no dia a dia" de monsenhor Jonas Abib)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Aula do dia 19/09

No próximo domingo, dia 19, teremos aula com o nosso amigo Renato de Rio Bom, que vai falar sobre Bíblia, lembrando que esse mês a Igreja Católica dedica especialmente ao estudo da Sagrada Escritura.

Shalom!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escola do dia 12/09

Olá pessoal, ontem tivemos a continuação da aula muito interessante sobre Liturgia com o Silvio:



Boa semana a todos! Shalom!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

3° Congresso Latino Americano de Jovens

     Começou no último dia 05, na cidade de Los Teques na Venezuela o III Congresso Latino-Americano de Jovens, promovido pelo Conselho Espiscopal Latino Americano, em parceria com a Conferência dos Bispos da Venezuela e as Pastorais Juvenis de toda a América Latina e Caribe. O encontro que tem como tema a vida dos jovens na perspectiva do discipulado e da missão conta com a presença de cerca de 700 delegados e delegadas além das equipes de trabalho e se insere no processo de revitalização da pastoral juvenil latino-americana.

     A delegação brasileira é composta de 60 pessoas e conta com a presença dos bispos Dom Anuar Battisti, bispo do Regional Sul II; Dom Carlos Altieri, bispo do regional Sul I e Dom Eduardo Pinheiro, bispo referencial do Setor Juventude da CNBB.
    A cobertura pode ser acompanhada através do site http://www.pjlatino.redejuventude.org.br/.

   Shalom!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Escola dia 05/09

Nesse domingo tivemos a primeira parte da ótima aula com o Silvio sobre liturgia, não percam a outra parte no próximo domingo, seguem imagens:




Shalom!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Homenagem Aristeu

Pessoal, desculpem pela demora em postar o vídeo, não tava conseguindo jogar ele no youtube. Esse é o video que a Ariane fez e foi passado na escola no último domingo. Nos traz boas lembranças de um grande amigo que nos deixou, mas que continua e continuará sempre em nosso meio, pois "A amizade é um amor que nunca morre" (Mário Quintana).

Shalom!

Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2010 com o estudo

Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2010 com o estudo
02/09/2010

O mês de setembro se tornou o mês referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus, tornando-se em todo o Brasil, desde 1971, o Mês da Bíblia. Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais.

Este ano, 2010, será o 39º ano que a Igreja celebra o Mês da Bíblia. A celebração surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e logo em seguida, a proposta foi lançada e aceita por toda a Igreja no Brasil.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com o Grupo de Reflexão Bíblica Nacional (GREBIN), dando continuidade à 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2008), propôs para o Mês da Bíblia deste ano o estudo do livro de Jonas, com destaque para a evangelização e a missão na cidade.

Dom Jacinto Bergmann: “Ele [livro de Jonas] tem como objetivo principal ajudar o povo a cumprir o anseio do último Sínodo (2008) que destacou o mandato missionário de todo cristão como consequência do Batismo. Acrescenta-se a isso o fato do documento de Aparecida também destacar o valor do mandato missionário. Outras motivações contribuíram para a escolha do livro de Jonas: a Campanha da Fraternidade Ecumênica e o Ano Paulino, que refletiram sobre a evangelização do mundo urbano. Através do livro de Jonas, Deus faz o mesmo apelo aos cristãos de hoje: ‘Levanta-te e vai à grande cidade’ (Jn 1,2) para denunciar as injustiças e proclamar a sua misericórdia”, destacou o bispo da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann.

Para a assessora da Comissão Bíblico-catequética, Maria Cecília Rover, responsável pela parte bíblica da Comissão, o Documento de Aparecida trata o caminho de formação dos discípulos missionários, principalmente apontando para o texto escolhido para o Mês da Bíblia 2010. “O Documento de Aparecida nos alerta para as muitas formas de nos aproximarmos da Sagrada Escritura, e destaco a Leitura Orante como a maneira privilegiada. No Livro de Jonas, ele nos ensina a não temermos os grandes desafios, levando o Evangelho a todas as direções que seguirmos. Este é o grande auxílio que vejo com o Mês da Bíblia, ele mobiliza a sociedade em torno de um tema específico, fortalecendo a comunhão social e despertando o ardor missionário de cada cristão”.

Este ano, a novidade fica por conta do livreto, em forma de leitura orante, confeccionado pelo GREBIN, e nele consta quatro leituras sobre o livro de Jonas. Além do livro, há o cartaz e o texto-base. Os materiais podem ser adquiridos pelas Edições CNBB, no endereço www.edicoescnbb.com.br e o texto-base está disponível gratuitamente na página da Comissão.

Leia aqui a carta escrita por dom Jacinto Bergmann sobre o Mês da Bíblia 2010.

Fonte: CNBB.org.br