quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Nota de Falecimento

      Informamos que faleceu nesta noite do dia 27/10 o Sr. Sebastião Lemos, um dos pioneiros do Movimento de Cursilho na Diocese de Apucarana. O corpo está sendo velado na Capela Mortuária e o enterro está previsto para às 18 horas.
     O Sr. Sebastião, era pai da Telma Reis e do Luíz Fernando, do GED de Apucarana.

  

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Informação

Pessoal, no domingo iremos sair 6:30 da manhã para o DNJ, o local combinado é a entrada do Afonso Camargo. Vamos fazer um esforço de madrugar no domingo... rsrssr. Vamos fazer uma corrente de ligações também, pra ninguém ficar sem ser avisado.

Shalom! Fiquem com Deus!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DNJ 2010

No próximo domingo, dia 24/10, não teremos escola, mas estaremos juntos no Dia Nacional da Juventude 2010, em Arapongas, o Tema do DNJ 2010 será: DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história, e o Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência. Segue o vídeo de divulgação:



Até o fim de semana maiores informações do horário e de onde nos encontraremos.

Shalom!

Escola do dia 17/10

Olá pessoal, nesse domingo fizemos uma avaliação sobre Encontro Regional de Jovens Cursilhistas, que a nossa diocese sediou nos dias 24 a 26 de setembro. Foi feita também uma pequena revisão sobre o Encontro Misto, que será realizado de 05 a 07 de novembro. Seguem as fotos:



Shalom!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vídeo do Pe. José Augusto da Canção Nova

Nesta homília do dia 05/10, Pe. José Augusto da Canção Nova, diz a verdade sobre a situação do nosso pais, e incentiva o povo cristão a se pronunciar em massa. Contra o Aborto, A Favor da Vida! Assistam:



Shalom!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SER DISCÍPULO MISSIONÁRIO DE JESUS É:

Conhecer Jesus e sentir-se atraído por sua sabedoria e por sua bondade.

Encontrar-se com Jesus para que preencha nossa vida de luz, de força e de esperança pois ele é nossa rocha, nossa paz, nossa vida.

Permanecer no amor de Jesus, vendo nosso mundo e procurando discernir seus caminhos com a alegre esperança e a indizível gratidão de crer em Jesus Cristo, Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade.

Viver em plena alegria, na certeza que brota da fé, que serena o coração e nos capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus.

Anunciar a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas.

Denunciar tudo o que impede o desenvolvimento do Reino de Deus;

Defender a vida desde sua concepção no ventre materno até seu desfecho natural.

Promover a dignidade das pessoas para que renovem a comunidade, participem da construção de uma sociedade mais justa e solidária, “para que todos tenham vida em abundância” (Jo 10,10), e tenham a alegria de viver.

Dizer claramente aos jovens que vale a pena viver com Deus e para Deus.


Dom Celso Antônio Marchiori

Bispo de Apucarana

sábado, 9 de outubro de 2010

CNBB divulga nota sobre momento eleitoral no país


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota nesta sexta-feira, 8, sobre o momento eleitoral vivido pelo país. Os bispos congratularam-se com o povo brasileiro por sua participação nas votações do primeiro turno, e também pelos "benefícios decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa".

Porém, a CNBB lamentou que o nome da instituição e da própria Igreja Católica "tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação". "Certamente, é direito - e, mesmo, dever - de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã", destacou.

A nota conclui incentivando os eleitores a exercerem sua cidadania neste segundo turno e, ressalta que, "a CNBB não indica nenhum candidato", recordando que "a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão". "Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana", enfatiza.

Leia a nota na íntegra

Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Presidência, congratula-se com o Povo Brasileiro pelo exercício da cidadania na realização do primeiro turno das eleições gerais, quando foram eleitos os representantes para o Poder Legislativo e definidos os Governadores de diversas unidades da Federação, bem como o nome daqueles que serão submetidos a novo escrutínio em 2º turno, para a Presidência da República e alguns governos estaduais e distrital.

A CNBB congratula-se também pelos frutos benéficos decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que está oferecendo um novo paradigma para o processo eleitoral, mesmo se ainda tantos obstáculos a essa Lei tenham de ser superados.

Entretanto, lamentamos profundamente que o nome da CNBB - e da própria Igreja Católica - tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. Certamente, é direito - e, mesmo, dever - de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã. A CNBB é um organismo a serviço da comunhão e do diálogo entre os Bispos, de planejamento orgânico da pastoral da Igreja no Brasil, e busca colaborar na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Neste sentido, queremos reafirmar os termos da Nota de 16.09.2010, na qual esclarecemos que "falam em nome da CNBB somente a Assembléia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência". Recordamos novamente que, da parte da CNBB, permanece como orientação, neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País, a Declaração sobre o Momento Político Nacional , aprovada este ano em sua 48ª Assembléia Geral.

Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro.

Brasília, 08 de outubro de 2010
P. nº 0849/10


Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB 

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

JMJ 2011 é apresentada oficialmente: resposta profética




A apresentação oficial da próxima Jornada Mundial da Juventude - que acontece em agosto de 2011, em Madrid (Espanha) - aconteceu na manhã desta terça-feira, 5.

A Sala de Imprensa da Santa Sé acolheu a coletiva de imprensa, que contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko; do Arcebispo de Madrid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela; do secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Josef Clemens; do Bispo auxiliar de Madrid e coordenador geral da JMJ 2011, Dom César Franco Martínez; e da subdiretora do Departamento de Comunicação da JMJ, María de Jaureguizar.

O Cardeal Rylko sublinhou que 'o Papa insiste muito para que a JMJ não se reduza unicamente a um momento de festa. A preparação deste grande evento e sua continuação necessária na pastoral ordinária são uma parte integrante e decisiva. A festa, o evento em si, atua como uma espécie de catalizador que facilita um proceso educativo já em curso. Neste sentido, Bento XVI vê nas JMJ uma resposta profética à emergência educativa do mundo pós-moderno”.

Já o Cardeal Rouco afirmou que 'a Jornada Mundial da Juventude é uma clara proposta de aproximação a Cristo e de sua Igreja a toda a sociedade espanhola. [...] Se conseguimos mostrar a beleza da fé, muitos jovens e nem tão jovens descobrirão ou redescobrirão o orgulho e o privilégio imerecido de ser católicos, bem como a responsabilidade que temos de transformar este nosso mundo num lugar melhor para todos'.

A JMJ, continou, “será possível graças à ajuda de muitos'. Em primeiro lugar, 'dezenas de voluntários permanentes, e - quando se aproxime a semana crucial (16 a 21 de agosto) - até 20 mil voluntários, espanhóis e estrangeiros'. Além disso, muitas famílias acolherão os peregrinos.

Do ponto de vista econômico, o evento apoia-se em uma plataforma formada por numerosos pequenos donativos, além de contribuições de empresas e instituições, que aceitaram ser patrocinadores e se somaram à responsabilidade de organizar o encontro.

“Não posso deixar de mencionar o clima positivo de colaboração que, desde o princípio, criou-se com as administrações públicas espanholas. A acolhida da JMJ por parte do Governo da nação, da Comunidade Autônoma e do Ayuntamiento de Madrid foi favorável e pró-ativa desde o primeiro momento', finalizou.

O coordenador geral da JMJ 2011, Dom Martínez, falou sobre o programa e os aspectos organizacionais da JMJ. Segundo os dados procedentes das diversas conferências episcopais, a JMJ 2011 promete ser uma das maiores já organizadas na Europa. Levando em consideração a crise econômica que atravessa a Espanha, estará caracterizada pela sobriedade. Será também uma JMJ “muito espanhola', porque o Pontifício Conselho para os Leigos, indicando que as Jornadas devem enraizar-se no país organizador, pediu que haja uma apresentação especial da cultura e história espanholas.

O Objetivo principal da Jornada de Madrid é o relançamento da atividade pastoral com os jovens. 'No contexto social, assistimos a uma diminuição da prática religiosa entre os jovens. Os últimos dados do Instituto de Estatística assinalam que, entre os menores de 25 anos, o índice de prática religiosa é inferior a 10% e que 48,1% dos jovens declaram-se católicos, mas não praticantes. Queremos chegar precisamente junto a eles'.

Referindo-se aos aspectos econômicos, citou diversas entidades patrocinadoras, além do portal www.muchasgracias.info, que permite contribuir com qualquer quantia para o evento

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nota de Falecimento

Informamos que faleceu o sr. José Felipeto, avô da Fabíola, o corpo está sendo velado na capela mortuária e o sepultamento será amanhã às 09:00 horas. Coloquemos em nossas orações por sua alma e pelo conforto e força da família.