quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Setor Juventude lança subsídio para a realização das Jornadas Diocesanas da Juventude em todo o Brasil


Fruto do trabalho de jovens representantes das várias expressões eclesiais da juventude de todo o Brasil, o subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 - “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Cl 2,7) tem como objetivo criar uma caminhada de formação e preparação para um novo tempo de evangelização da juventude brasileira.

Esse será o primeiro texto de uma coleção produzida para ajudar os jovens a caminhar em unidade pastoral, temática e celebrativa com a Igreja que, em diferente partes do mundo, vivencia a diversidade na celebração da unidade pelas Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ).

O subsidio, que será lançado pelas Edições CNBB, foi elaborado sob a coordenação de dom Eduardo Pinheiro e de padre Carlos Sávio Ribeiro, respectivamente bispo referencial e assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A assessoria aos jovens foi feita pelo estudioso das Jornadas Mundiais da Juventude, Erofilho Cardozo, e pela assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris.

O material de 2011 visa ajudar os jovens a se prepararem para a celebração da JDJ e tem como subtítulo o tema da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Madri, na Espanha, no mês de agosto. O texto dá dicas e sugestões para essa preparação, abrindo espaço para a criatividade e a adaptação às realidades dos jovens. O documento propõe a realização de três encontros: um enfocando o relação pessoal com Jesus Cristo, outro dedicado à vivência do jovem na Igreja e outro voltado à atuação do jovem cristão na sociedade.

São apresentadas sugestões práticas para que a juventude possa conhecer a profundidade das mensagens bíblicas e experimentar a riqueza da espiritualidade celebrada nas jornadas e testemunhar o amor de Cristo no mundo hoje.

O subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 pode ser adquirido direto no site das Edições CNBB, pelo telefone (61) 2193-3019 e pelo e-mail vendas@edicoescnbb.com.br

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Adriana - Qual é a chave

Uma música pra iniciar a semana: Adriana - Qual é a chave?




Shalom!

Precisamos conhecer a doutrina da Igreja

É muito interessante que apareça no Credo essa expressão: “padeceu sob Pôncio Pilatos”. Significa que Jesus sofreu na carne para nos salvar. Mas, como Ele mesmo prometera várias vezes, ressuscitou ao terceiro dia e subiu aos céus. Está agora à direita de Deus Pai, com o mesmo poder dele. De onde há de vir e julgar os vivos e os mortos. Virá como Rei, como Senhor. É nesse Jesus que acreditamos. É Ele que testemunhamos!

Necessitamos do derramamento do Espírito Santo para crescer em fé e conhecer a Palavra de Deus, pois só é possível conhecer e assimilar a Palavra de Deus através do poder do Espírito Santo. A grande graça que o Senhor está nos dando hoje é esta: ler e entender a Palavra de Deus.

Vou um pouco além: nesses tempos, precisamos conhecer a doutrina da Igreja. Para isso, temos a graça do Catecismo da Igreja Católica, que o papa João Paulo II quis tanto que fosse elaborado. Hoje ele está ao nosso alcance. Mais do que nunca, precisamos estar firmes na fé e, assim, testemunhar esse Único Jesus, o Cristo, o Filho de Deus Vivo.

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Retorno da Escola - 06/02


ESCOLA JOVEM DE APUCARANA

Shalom querido(a) amigo(a) jovem cursilhista.

Assim como em ( Icoríntios 12,12) “Como o corpo é um todo com muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.”
Nossa escola é representada como o corpo e nós somos os membros, portanto dependemos da participação de todos para o bom funcionamento deste corpo.
  Por isso é com muita alegria que convidamos você para o retorno da escola jovem que acontecerá no dia 06/02/2011 na Chácara São Pedro em Arapongas.
Nos encontraremos no trevo (semáforo) do Afonso Camargo as 08:30 .
Iniciaremos com a santa missa, logo após teremos o almoço  (trazer 300gr de fraudinha e refrigerante) , após o almoço teremos dinâmica e o resto da tarde será livre (campo e piscina) .
Desde já contamos com a sua presença .
Qualquer dúvida 9616 3018 (Márcio) / 9937 7307 (Vanessa) ou
 WWW.JOVENSCURSILHISTAS.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Campanha em favor das vítimas das enchentes



No mesmo dia em que todos recordávamos o aniversário do terremoto no Haiti, no Brasil, todos fomos surpreendidos com as trágicas conseqüências das enchentes, em diversos estados.
A tragédia maior, em desastre ambiental, em prejuízos materiais e, infelizmente, em elevado número de vítimas humanas, concentrou-se na região da serra, no Estado do Rio de Janeiro, atingindo diretamente a região abrangida pelas dioceses de Petrópolis e de Nova Friburgo. Porém também em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, a população enfrenta as tragédias, as perdas, a morte e a desolação provocados pelos temporais.
Em momentos como este, todos nos sentimos envolvidos, identificados com o sofrimento de tantas pessoas, que se vêem atingidas por esta fatalidade inesperada.
De imediato, expressamos nossa solidariedade com todos os envolvidos nesta tragédia, incentivamos a todos os que estão procurando prestar os primeiros socorros, confiamos nas iniciativas do poder público, e na soma de esforços de todos, tão necessária em momentos como este.
A Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, atendendo à sua missão, lançam de imediato uma campanha nacional, em favor das vítimas das enchentes. Fica aberta a conta bancária para recolher as contribuições financeiras. Como de costume, as doações podem ser depositadas diretamente em uma dessas contas:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – AG. 1041 – OP. 003 – C/C 1490-8
BANCO DO BRASIL – AG. 3475-4 – C/C 32.000-5

Mas sugerimos que se faça uma coleta comunitária, em dia escolhido por cada diocese. Como data conveniente, propomos o último domingo deste mês, dia 30 de janeiro.
Com nossa solidariedade fraterna queremos diminuir o sofrimento dos que sofrem mais de perto as conseqüências desta tragédia, cujas lições nos apontam o caminho das responsabilidades que precisam ser assumidas por todos.
Que Deus conforte os atingidos pela catástrofe, e abençoe a todos os que puderem colaborar.
Fonte: Dom Luiz Demétrio Valentini
Presidente da Cáritas Brasileira e bispo de Jales

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

beatificação de João Paulo II

      Segundo fontes vaticanas, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Ângelo Amato, apresentará a documentação completa do processo de beatificação ao Pontífice no próximo dia 15. Caberá a Bento XVI examinar os textos e validar o milagre atribuído a João Paulo II, que foi reconhecido neste mês pela comissão médica. Trata-se do caso da freira francesa Marie Simon-Pierre, que foi curada "inexplicavelmente" do Mal de Parkinson, após orar pedindo pela intercessão de João Paulo II. Validando o milagre, o Papa já poderá agendar uma data para a cerimônia de beatificação. Há a hipótese da celebração ocorrer no início de abril, já que João Paulo morreu no dia 2 deste mês, em 2005. Logo após seu falecimento, Bento XVI autorizou o início do processo de santificação, contrariando a regra do Código de Direito Canônico, que exige um período de ao menos cinco anos após a morte. A outra etapa do processo já foi concluída em dezembro de 2009, que é a aprovação, por parte do Papa, do decreto das virtudes heróicas de João Paulo II.


Shalom!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

saber mudar

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e logo nadou até a borda do copo. Mas, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar.

Acreditando que não havia saída, desanimou, parou de se debater e afundou. Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde ela subiu e conseguiu levantar vôo para longe.

Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamente em um copo, desta vez cheio de água. Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da outra, pousou na beira do copo e gritou:

- Tem um canudo ali, nade até lá e suba.

A mosca tenaz respondeu:

- Pode deixar que eu sei como resolver esse problema.

E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água.

Moral da história: soluções do passado, em contextos diferentes, podem se transformar em problemas. Quantas vezes, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao nosso redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão? Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências.

Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir... Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.

Roberto Shinyashiki, no livro "Os Donos do Futuro”

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

quem é o jovem de hoje? Entendendo a geração Y


Considerando a necessidade de conhecer aqueles a quem pretendemos anunciar a Boa Nova, falando a linguagem atual, para o homem, a mulher o jovem de hoje, seguem abaixo algumas notas sobre a chamada “Geração Y”, para a reflexão e comentários:


A geração Y, também chamada geração do milénio ou geração da Internet, é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, aos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990.

Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos.

Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.

Enquanto grupo crescente, tem se tornado o público-alvo das ofertas de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam a atender essa nova geração de consumidores, que constitui um público exigente e ávido por inovações. Preocupados com o meio ambiente e as causas sociais, têm um ponto de vista diferente das gerações anteriores, que viveram épocas de guerras e desemprego. Com o mundo praticamente estável e mais favorável à liberdade de expressão, esses jovens conseguiram se preocupar com valores antes menos prioritários como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.

Extraído  do Blog do GEN e do Wikipedia.

Shalom!

A riqueza da Igreja

Muito se fala sobre a riqueza da Igreja, o ouro do Vaticano, entre outros. A Igreja, incumbida por Jesus de levar a salvação a todos os homens, precisa de um "corpo material", sem o qual não pode cumprir sua missão. O Vaticano possui cerca de 180 núncios apostólicos espalhados pelo mundo. No último Concílio, o do Vaticano II, Papa João XXIII reuniu cerca de 2.600 bispos de todas as nações, no Vaticano, durante 3 anos... Que chefe de Estado faz isso?


Em 1870, na guerra de unificação da Itália, a Igreja perdeu seu território pontifício de 40 mil quilômetros quadrados; ficando apenas com o pequeno espaço de hoje: 0,44 km², em 1929, pelo Tratado do Latrão. Os objetos contidos no Museu do Vaticano foram doados aos Santos Padres por cristãos e pertencem ao patrimônio da humanidade. De acordo com esse tratado [de Latrão], a Igreja não pode vender ou doar qualquer bem que esteja no Museu Vaticano. Não há motivo, portanto, para se falar, maldosamente, da "riqueza do Vaticano".


Qualquer chefe de Estado, de qualquer pequeno país, tem à sua disposição, no mínimo, um avião. Nem isso, o Papa tem. Além disso, o Vaticano tem um órgão encarregado da caridade do Sumo Pontífice, o Cor Unum. No final de cada ano, é publicada no jornal do Vaticano, o L'Osservatore Romano, a longa lista de doações que o Papa faz a todas as nações do mundo, inclusive o Brasil, especialmente para vencer as flagelações da seca, fome, terremotos, entre outros. São doações que o Santo Padre faz com o chamado "óbulo de São Pedro", arrecadado dos fiéis católicos do mundo todo. A Igreja Católica, nestes dois mil anos, sempre fez e fomentou a caridade. Muitos hospitais, sanatórios, leprosários, asilos, albergues, etc., são e foram mantidos pela Igreja em todo o mundo. Quantos santos e santas, freiras e sacerdotes, leigos e leigas, passaram sua vida fazendo caridade... Basta lembrar aqui alguns nomes: São Vicente de Paulo, Dom Bosco, São Camilo de Lellis, Madre Teresa de Calcutá... a lista é enorme!


Hoje, 25% de todas as entidades que assistem os aidéticos são da Igreja. Nenhuma instituição fez e faz tanta caridade como a Igreja. Ela é muito rica, sim, espiritualmente. Na verdade, ela é rica desde sua origem, porque seu Criador é o próprio Deus; é d'Ele que vem toda a riqueza dela. Ela é o próprio Corpo de Cristo (cf. I Cor 12,27). Ela é rica também porque é a Igreja dos santos, dos mártires, dos profetas, dos apóstolos, das virgens e viúvas santas, dos padres, dos pontífices, dos confessores, e de uma multidão de fiéis que, no silêncio da fé, oferecem suas vidas a Deus. Essa é a verdadeira riqueza da Igreja.

Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com