“Ao observarem a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram.” (Mt 2, 10-11)
Natal é a festa popular mais querida e mais celebrada no mundo inteiro. Ricamente repleta de símbolos, ligados às mais diferentes culturas, nela contemplamos o mais importante e o mais comum de todos: o presépio, no qual contemplamos a cena relatada pelos evangelhos, onde Jesus, Maria e José se encontram ladeados peos magos ajoelhados em adoração, pois reconhecem no menino que acabara de nascer, o Deus feito carne. De fato, Jesus é Deus que se fez carne e veio morar entre nós. Ele se fez igual a nós para que nós nos tornássemos iguais a ele.
Sempre junto ao Presépio, como fruto de uma antiga tradição, enfeitamos a árvore de Natal, significando a vida que permanece sempre verde e produtiva. Esta árvore enfeitada lembra-nos a árvore da vida revelada em Gênesis 2, 9, que é figura de Cristo, supremo dom de Deus a todos nós. Sim, Jesus é a vida que nos renova. Ele veio para nos reavivar e para experimentarmos a vida em abundância.
Jesus é, portanto, a mensagem central do Natal. Ele vem nos ensinar a fazer de nossa vida um dom permanente. Como Jesus, sejamos um dom, um presente para os que estão ao nosso lado. Que nossa vida seja rica de amizades, de carinho sincero, de ajuda mútua e de perdão, de escuta recíproca e de tempo partilhado.
Aproveito deste tempo natalino para agradecer a Deus por todos os que se dispuseram na missão de evangelizar em nossa Diocese: presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas. Louvado seja Deus por todos os que, tendo encontrado o Cristo pela nossa ação evangelizadora, com alegria perseveram no seguimento de Jesus.
Mas quero também fazer um apelo a todos. Não nos acomodemos pensando que já fizemos tudo. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Neste tempo privilegiado de Missão Continental, convoco a todos para que sejam missionários onde se encontram e segundo a vocação de cada um. Sejamos missionários na família, no trabalho, na paróquia e em toda a diocese. Ao nosso redor encontrando uma multidão de homens e de mulheres, e muitos deles batizados, que ainda não tiveram a oportunidade de um encontro com o Salvador Jesus. Ainda não se sentem membros da Igreja. Ainda não estão experimentando a vida em abundância.
Natal é tempo de renovação. Renovemos nossos compromissos batismais. No dia do nosso batismo, o Senhor Jesus nos falou no profundo de nosso coração: ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho.
Motivados pela Palavra de Deus, sempre viva e eficaz, e pela nossa vida eucarística, sejamos entusiasmados apóstolos do Senhor.
Que Maria nos ajude a fazermos deste tempo natalino uma experiência de profunda alegria por sermos verdadeiros missionários de Cristo.
Com esta mensagem desejo-lhes um santo e Feliz Natal. Que o Menino Jesus seja causa de uma grande alegria para todos vocês. E que tal alegria permaneça para sempre em seus corações.
Com a bênção que recebemos do Santo Padre, o Papa, por ocasião da Visita ad Limina Apostolorum, eu os abençôo no Senhor.
Dom Celso Antônio Marchiori
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Família de Nazaré
Olá pessoal, muito bonita nossa caminhada pelo centro da cidade ontem, com certeza conseguimos chamar a atenção de muitas pessoas para o verdadeiro sentido do natal.
Shalom!!
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
COMO EU ERA E COMO ESTOU (2)
Voltamos com mais uma versão infantil do pessoal, da escola, e a escolhida da vez é a Jaqueline, com seu estilo boina vermelha.
Shalom!!
Amigo Oculto
Olá seguem algumas imagens do nosso último dia de novena e do nosso amigo oculto. Foi maravilhoso, bombou!
E não se esqueçam, amanhã às 19 horas na Papelaria Milenium! Shalom!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
COMO EU ERA E COMO ESTOU
Olá pessoal, vamos começar hoje uma nova categoria no nosso blog, o " Como eu era e como estou", que vai mostrar como éramos quando mais novos e como estamos hoje.
E a primeira a aparecer aqui é a aguardada foto da Milena.
E a primeira a aparecer aqui é a aguardada foto da Milena.
Em breve novas aparições por aqui.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Parlamentares brasileiros querem aprovar lei da "ditadura gay" aproveitando a estação do Natal
Assim como em dezembro de 2009, quando a atenção dos brasileiros estava posta nas festas do fim de ano, o governo Lula sancionou o controvertido PNDH-3, desta vez tentará aprovar na calada da noite o projeto de lei PLC 122, também conhecido como “Brasil sem homofobia”, que, como explicou o Prof. Felipe Aquino, apresentador do Canal Canção Nova, ameaça criminalizar quem se manifestar contra a prática homossexual, algo que fere a liberdade de expressão garantida na Constituição Federal.
Advertindo sobre a sorrateira manobra do senado, Júlio Severo adverte que “aproveitando a estação do Natal e a aparente desmobilização dos cristãos e dos políticos, parlamentares ligados à militância gay têm a intenção, conforme evidências a que tivemos acessos, de apresentar um requerimento extra-pauta pedindo a dispensa da realização das audiências públicas para que, em vez de se continuar discutindo o PLC 122, ele seja imediatamente votado”.
Esta não seria a primeira vez que os ativistas GLBT tentam esse tipo de manobra, recorda Severo.
“Numa madrugada de dezembro de 2008 a Senadora Fátima Cleide (do PT), relatora do PLC 122/2006, tentou aprovar um requerimento de urgência ao PLC 122/2006 no Plenário do Senado durante as discussões do Orçamento da União. Para tal finalidade, Cleide já havia recolhido no requerimento a assinatura de vários líderes de partidos que assinaram enganados sem saber que se tratava do polêmico projeto anti-“homofobia”. Ela contava também com o apoio da então líder do governo, Senadora Ideli Savati. Mas naquela madrugada o Senador Magno Malta estava presente e não deixou que a votação acontecesse”, denunciou.
O Blogger brasileiro afirmou que “é possível que a relatora e outros senadores tentem novamente pedir o regime de urgência”.
Essa seria a última cartada da senadora, que está em seus últimos dias no Congresso, tendo sido impedida de continuar representando Rondônia no Senado, por ter sido rejeitada nas urnas pelo povo de seu estado. Por isso, Julio Severo adverte que “se conseguirem essa última cartada, a votação do PLC 122/06 (emendado) no plenário do Senado será de fácil aprovação, pois as emendas apresentadas e aprovadas pela Comissão de Direitos Humanos do Senado aparentam um projeto de lei sem “aparentes violações” ao direito de liberdade de expressão e consciência, o que torna a sua aprovação pelos senadores uma possibilidade fácil”.
Indo além do marco legal, Severo alertou para o fato de que “os meios de comunicação de massa também colaborarão para essa facilitação, mostrando cenas de violências contra homossexuais, com o propósito de passar uma imagem de “massacre” de homossexuais no Brasil, criando uma atmosfera favorável para a aprovação do PLC 122 no Senado”.
“O pior não é essa estratégia de aprovação pelo Plenário do Senado, mas o que acontecerá na Câmara dos Deputados, pois depois de aprovado no Senado com as alterações propostas o PLC 122 voltará para a Câmara dos Deputados onde nasceu”, advertiu também.
Segundo Julio Severo, “o perigo e a armadilha principal, pois existe uma forte mobilização para que na semana seguinte à aprovação do PLC 122 pelo Senado Federal, ele seja votado imediatamente no Plenário da Câmara, e é certeza que o movimento gay já está fazendo seu trabalho de pressão junto aos deputados para que eles derrubem todas as emendas aprovadas pelos senadores, as quais suavizaram um pouco o projeto, ou seja, o texto do PLC 122 passa ser válido na sua forma brutal e ditatorial original como foi aprovado no ano de 2006 na Câmara, com todas as questões gravíssimas, ilegalidade e inconstitucionalidade já apontadas por diversos juristas e instituições, entre elas a Igreja Evangélica e a CNBB”.
“Em seguida o texto aprovado na Câmara na forma original que foi proposto será enviado para a sanção ou veto presidencial. Esse será o último grande ato do presidente Lula”, afirma o escritor brasileiro.
Para escrever para todos os senadores alertando-os e pedindo posição contrária ao PLC 122, recomendamos que o leitor veja a carta da Dra. Angélica Boldt aos senadores brasileiros com razões de peso para bloquear o projeto de lei:
http://juliosevero.blogspot.com/2009/04/cientista-medica-escreve-aos-senadores.html
Outras fontes pró-vida no Brasil estão alertando que o PLC 122/2006 pretende, de uma só vez, glorificar o homossexualismo e instaurar a perseguição religiosa no país. Os membros do governo não poderiam escolher dia pior para tentar isso do que o da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, 8 de dezembro.
Os pró-vida brasileiros afirmam que pode-se agir com eficiência e sem custos, telefonando para o Alô Senado (0800 61 22 11) e dizendo:
Estou atento(a) à tramitação do PLC 122/2006, que exalta os atos homossexuais e instaura a perseguição religiosa no país. Peço a Vossa Excelência que vote pela REJEIÇÃO TOTAL da proposta.
A mesma mensagem pode ser postada em: http://www.senado.gov.br/noticias/opiniaopublica/fale_senado.asp
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Aberto Concurso Nacional para elaboração do cartaz da CF2012
Em 2012, a Igreja católica no Brasil celebra a Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e saúde pública”, e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8). Neste sentido a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, juntamente com a Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade lança o Concurso Nacional para a criação do cartaz que irá traduzir o lema da CF 2012.
Comunicadores, Agentes da PASCOM, Designers, Agentes da Campanha da Fraternidade nos estados, ou qualquer pessoa interessada está convidada a criar e enviar para a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, seu trabalho gráfico. O prazo para envio dos cartazes vai até o dia 03 de junho de 2011.
No cartaz deverá conter uma imagem ou arte que represente o lema da CF 2012, além dos seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2012”; “Fraternidade e saúde pública” e “Que a saúde se difunda sobre a terra (Cf. Eclo, 38,8).
Um júri irá escolher o melhor cartaz que será distribuído para todas as dioceses e paróquias do país.
O endereço para envio do cartaz é: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Setor de Embaixadas Sul – Quadra 801 – Conjunto “B” - Brasília - DF - CEP 70200-014, aos cuidados do Setor Comunicação Social.
Leia aqui a carta assinada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social e da assessora da comissão, respectivamente, dom Orani João Tempesta e irmã Élide Maria Fogolari, e também pelo secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, a respeito da CF 2012 e seus objetivos.
Comunicadores, Agentes da PASCOM, Designers, Agentes da Campanha da Fraternidade nos estados, ou qualquer pessoa interessada está convidada a criar e enviar para a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, seu trabalho gráfico. O prazo para envio dos cartazes vai até o dia 03 de junho de 2011.
No cartaz deverá conter uma imagem ou arte que represente o lema da CF 2012, além dos seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2012”; “Fraternidade e saúde pública” e “Que a saúde se difunda sobre a terra (Cf. Eclo, 38,8).
Um júri irá escolher o melhor cartaz que será distribuído para todas as dioceses e paróquias do país.
O endereço para envio do cartaz é: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Setor de Embaixadas Sul – Quadra 801 – Conjunto “B” - Brasília - DF - CEP 70200-014, aos cuidados do Setor Comunicação Social.
Leia aqui a carta assinada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social e da assessora da comissão, respectivamente, dom Orani João Tempesta e irmã Élide Maria Fogolari, e também pelo secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, a respeito da CF 2012 e seus objetivos.
PRÓXIMOS ENCONTROS DA NOVENA DE NATAL
Olá pessoal, vamos lembrar dos nossos próximos encontros da nossa novena. Na sexta-feira, dia 10, será na casa da Grazi, nos encontraremos na praça do Mater Dei, às 19:30.
No sábado a novena será na casa da Maria Tereza.
E no domingo na casa do Allan.
Não faltem, algumas pessoas ainda não pegaram o papel do amigo oculto, levem as cartinhas também.
Shalom!
No sábado a novena será na casa da Maria Tereza.
E no domingo na casa do Allan.
Não faltem, algumas pessoas ainda não pegaram o papel do amigo oculto, levem as cartinhas também.
Shalom!
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Cultive a Amizade
Autor: Felipe Aquino
Quanto mais velha mais preciosa.
"A amizade é como os títulos honoríficos: quanto mais velha mais preciosa" (Goethe – 1749-1832).
Não preciso falar aqui da importância de se cultivar as boas amizades para ser feliz. O povo diz, com sabedoria, que “mais vale um amigo do que dinheiro o bolso”; é verdade. O dinheiro não resolve tudo, mas um bom amigo pode realmente resolver aquilo que o dinheiro não resolve. A Bíblia diz que quem conquistou um amigo, adquiriu um tesouro.
Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu livro "A Identidade", que “a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu". Chama os amigos de "testemunhas do passado" e diz que eles "são nosso espelho, através dos quais podemos nos olhar.”
Diz que “toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos. Os amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contraído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão.”
Há uma fábula antiga que mostra a importância da amizade concreta: é a da pomba e da formiga.
"A pomba percebeu que a amiga formiga caiu em um rio e se debatia para não morrer afogada; muito depressa a pomba tomou um pequeno galho no bico e colocou na água ao lado da formiga, e assim esta se salvou.
Passados os dias, um caçador apontava a sua espingarda para a mesma pomba, que dormindo no galho de uma árvore não percebeu o perigo que corria. Eis que a formiga viu; e antes que o caçador atirasse na pomba, jogou-se sobre ele e deu-lhe uma ferroada; o caçador errou o tiro e assim a pomba se salvou."
A verdadeira amizade nos socorre quando menos esperamos. Podemos esquecer aquele com quem rimos muito, mas nunca nos esqueceremos daquele com quem choramos. O laço da tristeza é mais forte que o laço da alegria. Os corações que as tristezas unem permanecem unidos para sempre.
Na prosperidade os verdadeiros amigos esperam ser chamados; na adversidade, apresentam-se espontaneamente. A fortuna faz amigos. A desgraça prova se eles existem de fato.
É preciso saber fazer e cultivar amizades; isso depende de cada um de nós; antes de tudo do nosso desprendimento e fidelidade ao outro. A grandeza de um homem é medida pela sua capacidade de comunhão. Quem busca um amigo sem defeito fica sem amigo.
Muito cuidado para não perder o amigo por uma futilidade. Seja amigo daquele que pode lhe ensinar muitas coisas, mesmo que ele tenha de lhe dizer verdades amargas. Uma amizade só é valiosa quando um faz o outro crescer.
Para conquistar um amigo é preciso criar um “deserto” dentro de si, aceitando que o outro venha ocupá-lo. Acolher o amigo é, em primeiro lugar, ouvir. São poucos os que sabem ouvir, porque poucos estão vazios de si mesmos, e o seu “eu” faz muito barulho. Se você souber ouvir, muitos virão lhe fazer confidências.
Se você quiser agir sobre o seu amigo, de verdade, para que ele mude, comece por amá-lo sincera e desinteressadamente. O maior esforço da amizade não deve ser apenas mostrar seus defeitos a um amigo, mas fazer com que ele veja os dele, sem lhe causar mágoa. O maior bem que podemos fazer a ele não é lhe oferecer nossa riqueza, mas levá-lo a descobrir a dele.
Quanto mais velha mais preciosa.
"A amizade é como os títulos honoríficos: quanto mais velha mais preciosa" (Goethe – 1749-1832).
Não preciso falar aqui da importância de se cultivar as boas amizades para ser feliz. O povo diz, com sabedoria, que “mais vale um amigo do que dinheiro o bolso”; é verdade. O dinheiro não resolve tudo, mas um bom amigo pode realmente resolver aquilo que o dinheiro não resolve. A Bíblia diz que quem conquistou um amigo, adquiriu um tesouro.
Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu livro "A Identidade", que “a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu". Chama os amigos de "testemunhas do passado" e diz que eles "são nosso espelho, através dos quais podemos nos olhar.”
Diz que “toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos. Os amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contraído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão.”
Há uma fábula antiga que mostra a importância da amizade concreta: é a da pomba e da formiga.
"A pomba percebeu que a amiga formiga caiu em um rio e se debatia para não morrer afogada; muito depressa a pomba tomou um pequeno galho no bico e colocou na água ao lado da formiga, e assim esta se salvou.
Passados os dias, um caçador apontava a sua espingarda para a mesma pomba, que dormindo no galho de uma árvore não percebeu o perigo que corria. Eis que a formiga viu; e antes que o caçador atirasse na pomba, jogou-se sobre ele e deu-lhe uma ferroada; o caçador errou o tiro e assim a pomba se salvou."
A verdadeira amizade nos socorre quando menos esperamos. Podemos esquecer aquele com quem rimos muito, mas nunca nos esqueceremos daquele com quem choramos. O laço da tristeza é mais forte que o laço da alegria. Os corações que as tristezas unem permanecem unidos para sempre.
Na prosperidade os verdadeiros amigos esperam ser chamados; na adversidade, apresentam-se espontaneamente. A fortuna faz amigos. A desgraça prova se eles existem de fato.
É preciso saber fazer e cultivar amizades; isso depende de cada um de nós; antes de tudo do nosso desprendimento e fidelidade ao outro. A grandeza de um homem é medida pela sua capacidade de comunhão. Quem busca um amigo sem defeito fica sem amigo.
Muito cuidado para não perder o amigo por uma futilidade. Seja amigo daquele que pode lhe ensinar muitas coisas, mesmo que ele tenha de lhe dizer verdades amargas. Uma amizade só é valiosa quando um faz o outro crescer.
Para conquistar um amigo é preciso criar um “deserto” dentro de si, aceitando que o outro venha ocupá-lo. Acolher o amigo é, em primeiro lugar, ouvir. São poucos os que sabem ouvir, porque poucos estão vazios de si mesmos, e o seu “eu” faz muito barulho. Se você souber ouvir, muitos virão lhe fazer confidências.
Se você quiser agir sobre o seu amigo, de verdade, para que ele mude, comece por amá-lo sincera e desinteressadamente. O maior esforço da amizade não deve ser apenas mostrar seus defeitos a um amigo, mas fazer com que ele veja os dele, sem lhe causar mágoa. O maior bem que podemos fazer a ele não é lhe oferecer nossa riqueza, mas levá-lo a descobrir a dele.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
2° Encontro da Novena de Natal
Nesta sexta-feira (dia 03) teremo o 2° Encontro da nossa Novena de Natal, será na casa do Matheus. Nos encontraremos 19:30 em frente da Capela do São José, onde realizamos a escola, não faltem, pois queremos fazer o sorteio do amigo oculto e precisamos da presença de todos.
Até lá! Fiquem com Deus!
Até lá! Fiquem com Deus!
Confissões para o Natal
Saíram as escalas de Confissões para o Natal em Apucarana, seguem as datas:
Dia: 01 de Dezembro (quarta-feira) - Paróquia CORAÇÃO EUCARÍSTICO
Dia: 02 de Dezembro (quinta-feira) - Paróquia CRISTO PROFETA
Dia: 06 de Dezembro (segunda-feira) - Paróquia SANTUÁRIO SÃO JOSÉ de Apucarana e Vila Reis
Dia: 08 de Dezembro (quarta-feira) - Paróquia Santo Antonio de Pádua (PIRAPÓ)
Dia: 09 de Dezembro (quinta-feira) - Comunidade Imaculado Coração de Maria (DOM ROMEU)
Dia: 09 de Dezembro (quinta-feira) - Paróquia CRISTO REI
Dia: 10 de Dezembro (sexta-feira) - Paróquia Nossa Senhora Aparecida (IGREJINHA)
Dia: 15 de Dezembro (quarta-feira) - Paróquia CRISTO SACERDOTE
Dia: 17 de Dezembro (sexta-feira) - Paróquia Nossa Senhora do PERPÉTUO SOCORRO
Dia: 20 de Dezembro (segunda-feira) - CATEDRAL Nossa Senhora de Lourdes
Dia: 20 de Dezembro (segunda-feira) - CATEDRAL Nossa Senhora de Lourdes
Shalom!
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Ultreya (atualizado em 26/11)
Olá meu povo! Lembrando a todos da nossa ultréya festiva, neste domingo, no Água Azul. Na sexta-feira temos que estar lá às 19 horas pra arrumar uma parte do salão, e no domingo às 6 horas da manhã (socorro) pra terminarmos de arrumar. Vamos fazer esse esforcinho e não se esqueçam de levar alguma coisa pro café da manhã.
O pessoal que vai jogar tem que levar calção e meião, as camisas o Mauricio conseguiu.
Shalom!
Obs: Comentem o que acharam do novo layout do blog, o que acham que deve melhorar e etc.
Abraço!
O pessoal que vai jogar tem que levar calção e meião, as camisas o Mauricio conseguiu.
Shalom!
Obs: Comentem o que acharam do novo layout do blog, o que acham que deve melhorar e etc.
Abraço!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Novena de Natal
Neste sábado iniciaremos a nossa Novena de Natal, como o Márcio já disse os livrinhos estão a venda ma Loja Eclesiastica ao preço de R$ 1,50. O 1° dia da novena será na casa do Robson, iremos nos encontrar às 18:30 na praça do Colégio Mater Dei, e começaremos a novena às 19:00, cada um deve levar sua bebida e carne do churrasco vai ser dividida entre todos.
Os outros dias serão:
03/12 - Sexta-feira - Matheus
05/12 - Domingo - Local à definir
10/12 - Sexta-feira - Grazi
11/12 - Sábado - Local a definir
12/12 - Domingo - Allan
17/12 - Sexta-feira - Local à definir
19/12 - Domingo - Aline e Fernando (Encerramento)
Aqueles que quiserem receber a Novena nos dias que ainda estão disponíveis, procurem o pessoal da equipe.
Shalom Fiquem com Deus
Os outros dias serão:
03/12 - Sexta-feira - Matheus
05/12 - Domingo - Local à definir
10/12 - Sexta-feira - Grazi
11/12 - Sábado - Local a definir
12/12 - Domingo - Allan
17/12 - Sexta-feira - Local à definir
19/12 - Domingo - Aline e Fernando (Encerramento)
Aqueles que quiserem receber a Novena nos dias que ainda estão disponíveis, procurem o pessoal da equipe.
Shalom Fiquem com Deus
Escola do dia 21/11
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Terço
Amanhã haverá um terço, às 9:30, no Cemitério da Saudade, na Sepultura do Aristeu, a familia convida a todos os amigos a comparecerem.
Shalom!
Shalom!
Escola do dia 31/10
Olá pessoal! Neste domingo tivemos aula com o Isaque, que falou sobre as Profecias de Isaías, seguem as fotos:
Boa semana a todos! Shalom!
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Nota de Falecimento
Informamos que faleceu nesta noite do dia 27/10 o Sr. Sebastião Lemos, um dos pioneiros do Movimento de Cursilho na Diocese de Apucarana. O corpo está sendo velado na Capela Mortuária e o enterro está previsto para às 18 horas.
O Sr. Sebastião, era pai da Telma Reis e do Luíz Fernando, do GED de Apucarana.
O Sr. Sebastião, era pai da Telma Reis e do Luíz Fernando, do GED de Apucarana.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Informação
Pessoal, no domingo iremos sair 6:30 da manhã para o DNJ, o local combinado é a entrada do Afonso Camargo. Vamos fazer um esforço de madrugar no domingo... rsrssr. Vamos fazer uma corrente de ligações também, pra ninguém ficar sem ser avisado.
Shalom! Fiquem com Deus!
Shalom! Fiquem com Deus!
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
DNJ 2010
No próximo domingo, dia 24/10, não teremos escola, mas estaremos juntos no Dia Nacional da Juventude 2010, em Arapongas, o Tema do DNJ 2010 será: DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história, e o Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência. Segue o vídeo de divulgação:
Até o fim de semana maiores informações do horário e de onde nos encontraremos.
Shalom!
Até o fim de semana maiores informações do horário e de onde nos encontraremos.
Shalom!
Escola do dia 17/10
Olá pessoal, nesse domingo fizemos uma avaliação sobre Encontro Regional de Jovens Cursilhistas, que a nossa diocese sediou nos dias 24 a 26 de setembro. Foi feita também uma pequena revisão sobre o Encontro Misto, que será realizado de 05 a 07 de novembro. Seguem as fotos:
Shalom!
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Vídeo do Pe. José Augusto da Canção Nova
Nesta homília do dia 05/10, Pe. José Augusto da Canção Nova, diz a verdade sobre a situação do nosso pais, e incentiva o povo cristão a se pronunciar em massa. Contra o Aborto, A Favor da Vida! Assistam:
Shalom!
Shalom!
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
SER DISCÍPULO MISSIONÁRIO DE JESUS É:
Conhecer Jesus e sentir-se atraído por sua sabedoria e por sua bondade.
Encontrar-se com Jesus para que preencha nossa vida de luz, de força e de esperança pois ele é nossa rocha, nossa paz, nossa vida.
Permanecer no amor de Jesus, vendo nosso mundo e procurando discernir seus caminhos com a alegre esperança e a indizível gratidão de crer em Jesus Cristo, Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade.
Viver em plena alegria, na certeza que brota da fé, que serena o coração e nos capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus.
Anunciar a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas.
Denunciar tudo o que impede o desenvolvimento do Reino de Deus;
Defender a vida desde sua concepção no ventre materno até seu desfecho natural.
Promover a dignidade das pessoas para que renovem a comunidade, participem da construção de uma sociedade mais justa e solidária, “para que todos tenham vida em abundância” (Jo 10,10), e tenham a alegria de viver.
Dizer claramente aos jovens que vale a pena viver com Deus e para Deus.
Dom Celso Antônio Marchiori
Bispo de Apucarana
Encontrar-se com Jesus para que preencha nossa vida de luz, de força e de esperança pois ele é nossa rocha, nossa paz, nossa vida.
Permanecer no amor de Jesus, vendo nosso mundo e procurando discernir seus caminhos com a alegre esperança e a indizível gratidão de crer em Jesus Cristo, Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade.
Viver em plena alegria, na certeza que brota da fé, que serena o coração e nos capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus.
Anunciar a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas.
Denunciar tudo o que impede o desenvolvimento do Reino de Deus;
Defender a vida desde sua concepção no ventre materno até seu desfecho natural.
Promover a dignidade das pessoas para que renovem a comunidade, participem da construção de uma sociedade mais justa e solidária, “para que todos tenham vida em abundância” (Jo 10,10), e tenham a alegria de viver.
Dizer claramente aos jovens que vale a pena viver com Deus e para Deus.
Dom Celso Antônio Marchiori
Bispo de Apucarana
sábado, 9 de outubro de 2010
CNBB divulga nota sobre momento eleitoral no país
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota nesta sexta-feira, 8, sobre o momento eleitoral vivido pelo país. Os bispos congratularam-se com o povo brasileiro por sua participação nas votações do primeiro turno, e também pelos "benefícios decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa".
Porém, a CNBB lamentou que o nome da instituição e da própria Igreja Católica "tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação". "Certamente, é direito - e, mesmo, dever - de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã", destacou.
A nota conclui incentivando os eleitores a exercerem sua cidadania neste segundo turno e, ressalta que, "a CNBB não indica nenhum candidato", recordando que "a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão". "Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana", enfatiza.
Leia a nota na íntegra
Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Presidência, congratula-se com o Povo Brasileiro pelo exercício da cidadania na realização do primeiro turno das eleições gerais, quando foram eleitos os representantes para o Poder Legislativo e definidos os Governadores de diversas unidades da Federação, bem como o nome daqueles que serão submetidos a novo escrutínio em 2º turno, para a Presidência da República e alguns governos estaduais e distrital.
A CNBB congratula-se também pelos frutos benéficos decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que está oferecendo um novo paradigma para o processo eleitoral, mesmo se ainda tantos obstáculos a essa Lei tenham de ser superados.
Entretanto, lamentamos profundamente que o nome da CNBB - e da própria Igreja Católica - tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. Certamente, é direito - e, mesmo, dever - de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã. A CNBB é um organismo a serviço da comunhão e do diálogo entre os Bispos, de planejamento orgânico da pastoral da Igreja no Brasil, e busca colaborar na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.
Neste sentido, queremos reafirmar os termos da Nota de 16.09.2010, na qual esclarecemos que "falam em nome da CNBB somente a Assembléia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência". Recordamos novamente que, da parte da CNBB, permanece como orientação, neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País, a Declaração sobre o Momento Político Nacional , aprovada este ano em sua 48ª Assembléia Geral.
Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.
Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro.
Brasília, 08 de outubro de 2010
P. nº 0849/10
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB
Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
Porém, a CNBB lamentou que o nome da instituição e da própria Igreja Católica "tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação". "Certamente, é direito - e, mesmo, dever - de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã", destacou.
A nota conclui incentivando os eleitores a exercerem sua cidadania neste segundo turno e, ressalta que, "a CNBB não indica nenhum candidato", recordando que "a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão". "Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana", enfatiza.
Leia a nota na íntegra
Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Presidência, congratula-se com o Povo Brasileiro pelo exercício da cidadania na realização do primeiro turno das eleições gerais, quando foram eleitos os representantes para o Poder Legislativo e definidos os Governadores de diversas unidades da Federação, bem como o nome daqueles que serão submetidos a novo escrutínio em 2º turno, para a Presidência da República e alguns governos estaduais e distrital.
A CNBB congratula-se também pelos frutos benéficos decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que está oferecendo um novo paradigma para o processo eleitoral, mesmo se ainda tantos obstáculos a essa Lei tenham de ser superados.
Entretanto, lamentamos profundamente que o nome da CNBB - e da própria Igreja Católica - tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. Certamente, é direito - e, mesmo, dever - de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã. A CNBB é um organismo a serviço da comunhão e do diálogo entre os Bispos, de planejamento orgânico da pastoral da Igreja no Brasil, e busca colaborar na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.
Neste sentido, queremos reafirmar os termos da Nota de 16.09.2010, na qual esclarecemos que "falam em nome da CNBB somente a Assembléia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência". Recordamos novamente que, da parte da CNBB, permanece como orientação, neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País, a Declaração sobre o Momento Político Nacional , aprovada este ano em sua 48ª Assembléia Geral.
Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.
Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro.
Brasília, 08 de outubro de 2010
P. nº 0849/10
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB
Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
JMJ 2011 é apresentada oficialmente: resposta profética
| |||
A apresentação oficial da próxima Jornada Mundial da Juventude - que acontece em agosto de 2011, em Madrid (Espanha) - aconteceu na manhã desta terça-feira, 5.
A Sala de Imprensa da Santa Sé acolheu a coletiva de imprensa, que contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko; do Arcebispo de Madrid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela; do secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Josef Clemens; do Bispo auxiliar de Madrid e coordenador geral da JMJ 2011, Dom César Franco Martínez; e da subdiretora do Departamento de Comunicação da JMJ, María de Jaureguizar.
O Cardeal Rylko sublinhou que 'o Papa insiste muito para que a JMJ não se reduza unicamente a um momento de festa. A preparação deste grande evento e sua continuação necessária na pastoral ordinária são uma parte integrante e decisiva. A festa, o evento em si, atua como uma espécie de catalizador que facilita um proceso educativo já em curso. Neste sentido, Bento XVI vê nas JMJ uma resposta profética à emergência educativa do mundo pós-moderno”.
Já o Cardeal Rouco afirmou que 'a Jornada Mundial da Juventude é uma clara proposta de aproximação a Cristo e de sua Igreja a toda a sociedade espanhola. [...] Se conseguimos mostrar a beleza da fé, muitos jovens e nem tão jovens descobrirão ou redescobrirão o orgulho e o privilégio imerecido de ser católicos, bem como a responsabilidade que temos de transformar este nosso mundo num lugar melhor para todos'.
A JMJ, continou, “será possível graças à ajuda de muitos'. Em primeiro lugar, 'dezenas de voluntários permanentes, e - quando se aproxime a semana crucial (16 a 21 de agosto) - até 20 mil voluntários, espanhóis e estrangeiros'. Além disso, muitas famílias acolherão os peregrinos.
Do ponto de vista econômico, o evento apoia-se em uma plataforma formada por numerosos pequenos donativos, além de contribuições de empresas e instituições, que aceitaram ser patrocinadores e se somaram à responsabilidade de organizar o encontro.
“Não posso deixar de mencionar o clima positivo de colaboração que, desde o princípio, criou-se com as administrações públicas espanholas. A acolhida da JMJ por parte do Governo da nação, da Comunidade Autônoma e do Ayuntamiento de Madrid foi favorável e pró-ativa desde o primeiro momento', finalizou.
O coordenador geral da JMJ 2011, Dom Martínez, falou sobre o programa e os aspectos organizacionais da JMJ. Segundo os dados procedentes das diversas conferências episcopais, a JMJ 2011 promete ser uma das maiores já organizadas na Europa. Levando em consideração a crise econômica que atravessa a Espanha, estará caracterizada pela sobriedade. Será também uma JMJ “muito espanhola', porque o Pontifício Conselho para os Leigos, indicando que as Jornadas devem enraizar-se no país organizador, pediu que haja uma apresentação especial da cultura e história espanholas.
O Objetivo principal da Jornada de Madrid é o relançamento da atividade pastoral com os jovens. 'No contexto social, assistimos a uma diminuição da prática religiosa entre os jovens. Os últimos dados do Instituto de Estatística assinalam que, entre os menores de 25 anos, o índice de prática religiosa é inferior a 10% e que 48,1% dos jovens declaram-se católicos, mas não praticantes. Queremos chegar precisamente junto a eles'.
Referindo-se aos aspectos econômicos, citou diversas entidades patrocinadoras, além do portal www.muchasgracias.info, que permite contribuir com qualquer quantia para o evento
A Sala de Imprensa da Santa Sé acolheu a coletiva de imprensa, que contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko; do Arcebispo de Madrid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela; do secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Josef Clemens; do Bispo auxiliar de Madrid e coordenador geral da JMJ 2011, Dom César Franco Martínez; e da subdiretora do Departamento de Comunicação da JMJ, María de Jaureguizar.
O Cardeal Rylko sublinhou que 'o Papa insiste muito para que a JMJ não se reduza unicamente a um momento de festa. A preparação deste grande evento e sua continuação necessária na pastoral ordinária são uma parte integrante e decisiva. A festa, o evento em si, atua como uma espécie de catalizador que facilita um proceso educativo já em curso. Neste sentido, Bento XVI vê nas JMJ uma resposta profética à emergência educativa do mundo pós-moderno”.
Já o Cardeal Rouco afirmou que 'a Jornada Mundial da Juventude é uma clara proposta de aproximação a Cristo e de sua Igreja a toda a sociedade espanhola. [...] Se conseguimos mostrar a beleza da fé, muitos jovens e nem tão jovens descobrirão ou redescobrirão o orgulho e o privilégio imerecido de ser católicos, bem como a responsabilidade que temos de transformar este nosso mundo num lugar melhor para todos'.
A JMJ, continou, “será possível graças à ajuda de muitos'. Em primeiro lugar, 'dezenas de voluntários permanentes, e - quando se aproxime a semana crucial (16 a 21 de agosto) - até 20 mil voluntários, espanhóis e estrangeiros'. Além disso, muitas famílias acolherão os peregrinos.
Do ponto de vista econômico, o evento apoia-se em uma plataforma formada por numerosos pequenos donativos, além de contribuições de empresas e instituições, que aceitaram ser patrocinadores e se somaram à responsabilidade de organizar o encontro.
“Não posso deixar de mencionar o clima positivo de colaboração que, desde o princípio, criou-se com as administrações públicas espanholas. A acolhida da JMJ por parte do Governo da nação, da Comunidade Autônoma e do Ayuntamiento de Madrid foi favorável e pró-ativa desde o primeiro momento', finalizou.
O coordenador geral da JMJ 2011, Dom Martínez, falou sobre o programa e os aspectos organizacionais da JMJ. Segundo os dados procedentes das diversas conferências episcopais, a JMJ 2011 promete ser uma das maiores já organizadas na Europa. Levando em consideração a crise econômica que atravessa a Espanha, estará caracterizada pela sobriedade. Será também uma JMJ “muito espanhola', porque o Pontifício Conselho para os Leigos, indicando que as Jornadas devem enraizar-se no país organizador, pediu que haja uma apresentação especial da cultura e história espanholas.
O Objetivo principal da Jornada de Madrid é o relançamento da atividade pastoral com os jovens. 'No contexto social, assistimos a uma diminuição da prática religiosa entre os jovens. Os últimos dados do Instituto de Estatística assinalam que, entre os menores de 25 anos, o índice de prática religiosa é inferior a 10% e que 48,1% dos jovens declaram-se católicos, mas não praticantes. Queremos chegar precisamente junto a eles'.
Referindo-se aos aspectos econômicos, citou diversas entidades patrocinadoras, além do portal www.muchasgracias.info, que permite contribuir com qualquer quantia para o evento
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Nota de Falecimento
Informamos que faleceu o sr. José Felipeto, avô da Fabíola, o corpo está sendo velado na capela mortuária e o sepultamento será amanhã às 09:00 horas. Coloquemos em nossas orações por sua alma e pelo conforto e força da família.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
9° ENCONTRO REGIONAL DE JOVENS CURSILHISTAS
Nesse final de semana nossa diocese sediou o 9° Encontro Regional de Jovens Cursilhistas do GER SUL II PR II, foi um ótimo encontro, onde pudemos fazer novos amigos, reencontrar antigos, avaliar nossa caminhada e trocar experiências, que possamos agora usar toda a motivação, com a qual saímos de lá para por em prática as nossas metas do AGIR que são:
- Melhorar a comunicação entre GED e setores nas Dioceses;
- Realizar a capacitação para líderes nas Dioceses, com intuito de promover de forma correta e efetiva as Escolas Vivenciais e os Núcleos de Comunidades Ambientais
Representantes da Diocese de Apucarana |
Foto oficial do encontro |
Shalom a todos!
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
São Cosme e Damião
Protetores das crianças; Padroeiros dos médicos e farmacêuticos
São Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e nasceram na Arábia por volta do século III, em
meio a uma nobre família. Estudaram medicina na Síria, e depois foram para Egéia. Circunstâncias desconhecidas os colocaram em contato com o Cristianismo e se tornaram animados discípulos de Cristo.
Aproveitando da sua arte médica, mas confiando muito mais no poder da oração e na confiança em Deus, os dois irmãos continuavam a exercer a medicina, conseguindo êxito extraordinário. Não recebiam pagamento por seus serviços médicos -- daí serem chamados "anárgiros", ou seja, que "não são comprados por dinheiro" -- porque seu objetivo principal era a conversão dos pagãos à fé cristã. De fato, conseguiram deitar a semente cristã em muitos corações e numerosas foram as conversões.
Assim viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor. No entanto, esta atividade devia chamar a atenção das autoridades, ainda mais que tinha estourado a terrível perseguição do Imperador Diocleciano contra os cristãos, por volta do ano 300. O Governo Imperial, então, ordenou a prisão dos dois médicos, sob acusação de inimigos dos deuses pagãos.
Perante o tribunal, o governador os interpelou sobre sua pátria e religião. Acusados de se entregarem a feitiçarias e usar meios diabólicos para disfarçar as próprias curas, eles responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder". "É preciso que adoreis os deuses, sob pena de cruel tortura", disse o governador. Ao que eles responderam: "Teus deuses não têm poder algum; nós adoramos o Criador do Céu e da Terra !"
Como se recusassem a renunciar a seus princípios religiosos, o governador mandou aplicar-lhes tormentos bárbaros. Vendo, porém, que estes processos eram inúteis, deu ordem para que fossem decapitados. Cosme e Damião morreram mártires em 303, na Egéia.
Seus restos mortais foram transportados para Cira, na Síria, e depositados numa igreja a eles consagrada. Uma parte das relíquias foi levada, no século VI, à Roma, e depositada na igreja que adotou o nome dos santos. Outra parte foi guardada no altar-mor da igreja de São Miguel, em Munique, na Baviera. Os santos gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente Itália, França, Espanha e Portugal. No Brasil, em 1530 construiu-se uma igreja em Igaraçu PE, em honra aos santos Cosme e Damião.
São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Por causa da sua simplicidade e inocência, são invocados também como protetores das crianças.
Tiveram seus nomes incluídos no Cânon da Missa e são invocados como protetores contra as doenças do corpo e da alma.
Oração à São Cosme e Damião
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".
São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Comunicado Importante
Informamos que nos próximos dois domingos (26/09 e 03/10) não haverá escola, primeiro pelo encontro regional que nossa diocese estará realizando e depois pelas eleições. No dia 10/10 retornaremos com a escola normalmente.
Shalom!
Shalom!
O universo pode ter sido criado sem Deus?
"Pela fé conhecemos que os mundos foram dispostos pela Palavra de Deus de modo que do invisível teve origem o visível" (Hb 11,3).
O físico mais famoso da Inglaterra, Stephen Hawking, defende que Deus “não tem lugar nas teorias do universo” e que este é fruto de um “feliz acaso” e de uma “criação espontânea”. Ele disse, no seu último livro: “The Grand Design”, que “é provável (não certo) que o universo tenha nascido do nada”. Mas algo não pode surgir do nada.
Quem é Hawking? Stephen Hawking, um dos maiores físicos teóricos de nossos tempos, perdeu grande parte das suas funções motoras, mas possui talento intelectual lúcido. A sua trajetória biográfica e científica foi mostrada no filme "Breve História do Tempo. É lamentável que ele contradiga a si mesmo, pois em 1988, quando escreveu o seu “best seller”: “Uma Breve História do Tempo”, parecia aceitar o papel de Deus na criação do universo. Nessa obra, ele declara:
"Se descobrirmos uma teoria completa a respeito da origem do universo, ela deverá ser compreensível a todas as pessoas e não apenas a um punhado de cientistas. Então todos nós, filósofos, cientistas e até gente da rua, seremos capazes de tomar parte na discussão sobre por que existe o universo e por que existimos nós. Se encontrarmos a resposta a estas perguntas, haverá o triunfo supremo da razão humana. Naquele momento conheceremos o pensamento de Deus".
Ele afirmou que a existência de um criador “não era incompatível com a ciência”, mas agora se contradiz. A sua nova posição deixa dúvida sobre a real posição do físico. Mais de trinta cientistas de renome - na recente série de documentários chamada “A Origem do Homem” - contestaram a sua postura. Essa série de nove documentários, realizada por “Goya Produções”, investiga o desenvolvimento do universo desde o “Big Bang” até os primatas, hominídeos e o triunfo do “Homo Sapiens”. A série expõe “a inconsistência de posições ateias como as de Hawking e Dawkins em um extremo, e a dos fundamentalistas no outro”. Conclui que "não é científico negar o sobrenatural. A ciência natural não capta o que cai fora da esfera material” (www.zenit.org/article-25969?l=portuguese).
Entre os pesquisadores que discordam de Hawking, destacam-se os prêmios Nobel Christian De Duve e Werner Arber. Alguns são crentes – judeus, católicos ou protestantes. O prêmio Nobel Christian de Duve afirma que a teoria de que o mundo é eterno, inventada por Fred Hoyl, mostrou-se falsa. Quem tinha razão era seu professor, o padre George Lemaitre, ao descobrir a teoria do “Big Bang”, a explosão que deu origem ao universo. Para o professor italiano Evandro Agazzi, o acaso não explica a existência do mundo. Aqueles que acreditam em tudo a partir de alguma ciência positiva caem numa “atitude reducionista anticientífica”. Não existe o senhor “Acaso”, livre, inteligente, e capaz de fazer um plano maravilhoso como o universo e criá-lo com tanta beleza e ordem.
Dr. Francis Colings, diretor do Projeto Genoma Humano, o maior em biotecnologia realizado até hoje, declara que: “a opção mais irracional é a do ateísmo” (Veja, n. 1992, de 24/01/2007).
O professor de Boston Thomas Glick acredita que os fundamentalistas do materialismo fabricam uma espécie de religião ou metafísica, “mas ninguém confunde isso com ciência”.
O prêmio Nobel suíço Werner Arber diz que: “Eu posso ler em Gênesis, no começo do Antigo Testamento, que o mundo foi criado em vários períodos, e para mim, esses vários períodos são precisamente evolução”.
Tudo o que existe “fora do nada” teve um início, teve um criador; é a realização de um projeto. Assim, o universo; ele não é eterno; teve princípio e terá fim; não pode ter surgido de si mesmo ou por acaso. O mundo não é eterno; teve um começo no tempo. A física da radiatividade mostra, pelo processo de desintegração dos elementos radiativos, que se pode calcular a idade do universo. O ato criador de Deus foi há cerca de 14,3 bilhões de anos.
A doutrina falsa da eternidade do mundo foi condenada pela Igreja. Em discurso de 22/11/1951, Pio XII confirmou isso falando sobre a existência de Deus à luz das modernas ciências naturais. Diz o nosso Catecismo da Igreja Católica (CIC) que:
“Nenhuma criatura tem o poder infinito que é necessário para "criar" no sentido próprio da palavra, isto é, produzir e dar o ser àquilo que não o tinha de modo algum (chamar à existência "ex nihilo" "do nada") (CIC §318).
São Teófilo de Antioquia (†181) já perguntava no século II:
“Que haveria de extraordinário se Deus tivesse tirado o mundo de uma matéria preexistente? Um artífice humano, quando se lhe dá um material, faz dele tudo o que quiser. Ao passo que o poder de Deus se mostra precisamente quando parte do nada para fazer tudo o que quer” (Ad Autolicum, 4; CIC § 296).
Prof. Felipe Aquino - Canção Nova
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Escola do dia 19/09
Olá pessoal, neste domingo tivemos aula com o Renato que falou sobre o livro de Jonas, o livro ao qual a Igreja dedica o mês da Bíblia deste ano.
Shalom!!
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Treino preparatório
Não vamos nos esquecer que nesse domingo teremos nosso primeiro treino em preparação ao torneio de futebol da ultréia desse ano, não vamos faltar pessoal, temos que treinar o nosso futebol arte, domingo 16 horas no sesi.
Shalom!
Shalom!
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Cuidado em quem você vota nessas eleições
Esse email está circulando o Brasil todo, e pede a união de todos os cristãos, independentemente se católico ou evangélico, contra a Iniquidade em nosso país. O vídeo traz uma mensagem do Pr. Paschoal Piragine Jr, da Primeira Igreja Batista, e nos mostra uma realidade com muitos assuntos que não chegam aos nossos ouvidos.É hora de nos unirmos em prol dos preceitos cristãos e não aceitar aquilo que fere a nossa fé. Apesar de ser um pouco longo não deixem de ver o vídeo até o final.
Shalom!
Shalom!
Qual é a missão do Anjo da guarda?
Sua tarefa, como diz seu nome, é “guardar-nos”, especialmente contra os ataques do anjo mau, o demônio. O Anjo da guarda esforça-se por fazer, para nosso bem, aquilo que o demônio tenta fazer para nosso mal. Ele nos “tenta”, por assim dizer, para as virtudes (como o demônio nos tenta seduzir para o pecado). Sugere-nos bons pensamentos; traz à nossa mente lembranças edificantes, tem o cuidado de preparar-nos com bons exemplos e oferece-nos ocasiões para atos meritórios. Também afasta-nos do perigo, dispõe os acontecimentos de acordo com suas possibilidades; para o nosso bem, encoraja-nos na prática das virtudes, estimulando-nos a seguir o caminho da perfeição, convida-nos de mil maneiras a refletir, a meditar a respeito dos motivos para amar Deus e evitar o pecado etc.
Nosso anjo não é apenas um defensor, é também um animador. Faz todo o possível para nos ajudar e põe à nossa disposição sua inteligência e sua ciência, sua previdência, seu poder, o crédito que desfruta diante de Deus, seu desejo é de empregar tudo isso em nosso favor. Ele está ao nosso lado, perto de nós, para nosso bem e a nosso serviço. É um verdadeiro servidor que o Pai nos enviou. Tanta dedicação, inspira-nos total confiança. Quer apenas dar, sem nada receber.
Sim, até o último dos homens, o mais pobre, o mais humilde, o mais deserdado, a criança que ainda não fala tem por servidor um mensageiro do céu. O homem e o anjo juntos: quanta segurança, e quanta dignidade! Sua assistência é contínua, mas pode-se ter certeza, ela fica mais diligente e intensa quando a alma ou o corpo correm algum perigo, na provação, no sofrimento ou nas dificuldades, e sobretudo com a aproximação da morte, quando a necessidade de socorro é maior.
Deus abençoe você!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
(Trecho do livro "Anjos, companheiros no dia a dia" de monsenhor Jonas Abib)
Nosso anjo não é apenas um defensor, é também um animador. Faz todo o possível para nos ajudar e põe à nossa disposição sua inteligência e sua ciência, sua previdência, seu poder, o crédito que desfruta diante de Deus, seu desejo é de empregar tudo isso em nosso favor. Ele está ao nosso lado, perto de nós, para nosso bem e a nosso serviço. É um verdadeiro servidor que o Pai nos enviou. Tanta dedicação, inspira-nos total confiança. Quer apenas dar, sem nada receber.
Sim, até o último dos homens, o mais pobre, o mais humilde, o mais deserdado, a criança que ainda não fala tem por servidor um mensageiro do céu. O homem e o anjo juntos: quanta segurança, e quanta dignidade! Sua assistência é contínua, mas pode-se ter certeza, ela fica mais diligente e intensa quando a alma ou o corpo correm algum perigo, na provação, no sofrimento ou nas dificuldades, e sobretudo com a aproximação da morte, quando a necessidade de socorro é maior.
Deus abençoe você!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
(Trecho do livro "Anjos, companheiros no dia a dia" de monsenhor Jonas Abib)
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Aula do dia 19/09
No próximo domingo, dia 19, teremos aula com o nosso amigo Renato de Rio Bom, que vai falar sobre Bíblia, lembrando que esse mês a Igreja Católica dedica especialmente ao estudo da Sagrada Escritura.
Shalom!
Shalom!
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Escola do dia 12/09
Olá pessoal, ontem tivemos a continuação da aula muito interessante sobre Liturgia com o Silvio:
Boa semana a todos! Shalom!
Boa semana a todos! Shalom!
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
3° Congresso Latino Americano de Jovens
Começou no último dia 05, na cidade de Los Teques na Venezuela o III Congresso Latino-Americano de Jovens, promovido pelo Conselho Espiscopal Latino Americano, em parceria com a Conferência dos Bispos da Venezuela e as Pastorais Juvenis de toda a América Latina e Caribe. O encontro que tem como tema a vida dos jovens na perspectiva do discipulado e da missão conta com a presença de cerca de 700 delegados e delegadas além das equipes de trabalho e se insere no processo de revitalização da pastoral juvenil latino-americana.
A delegação brasileira é composta de 60 pessoas e conta com a presença dos bispos Dom Anuar Battisti, bispo do Regional Sul II; Dom Carlos Altieri, bispo do regional Sul I e Dom Eduardo Pinheiro, bispo referencial do Setor Juventude da CNBB.
A cobertura pode ser acompanhada através do site http://www.pjlatino.redejuventude.org.br/.
Shalom!
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Escola dia 05/09
Nesse domingo tivemos a primeira parte da ótima aula com o Silvio sobre liturgia, não percam a outra parte no próximo domingo, seguem imagens:
Shalom!
Shalom!
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Homenagem Aristeu
Pessoal, desculpem pela demora em postar o vídeo, não tava conseguindo jogar ele no youtube. Esse é o video que a Ariane fez e foi passado na escola no último domingo. Nos traz boas lembranças de um grande amigo que nos deixou, mas que continua e continuará sempre em nosso meio, pois "A amizade é um amor que nunca morre" (Mário Quintana).
Shalom!
Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2010 com o estudo
Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2010 com o estudo
02/09/2010
O mês de setembro se tornou o mês referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus, tornando-se em todo o Brasil, desde 1971, o Mês da Bíblia. Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais.
Este ano, 2010, será o 39º ano que a Igreja celebra o Mês da Bíblia. A celebração surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e logo em seguida, a proposta foi lançada e aceita por toda a Igreja no Brasil.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com o Grupo de Reflexão Bíblica Nacional (GREBIN), dando continuidade à 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2008), propôs para o Mês da Bíblia deste ano o estudo do livro de Jonas, com destaque para a evangelização e a missão na cidade.
Dom Jacinto Bergmann: “Ele [livro de Jonas] tem como objetivo principal ajudar o povo a cumprir o anseio do último Sínodo (2008) que destacou o mandato missionário de todo cristão como consequência do Batismo. Acrescenta-se a isso o fato do documento de Aparecida também destacar o valor do mandato missionário. Outras motivações contribuíram para a escolha do livro de Jonas: a Campanha da Fraternidade Ecumênica e o Ano Paulino, que refletiram sobre a evangelização do mundo urbano. Através do livro de Jonas, Deus faz o mesmo apelo aos cristãos de hoje: ‘Levanta-te e vai à grande cidade’ (Jn 1,2) para denunciar as injustiças e proclamar a sua misericórdia”, destacou o bispo da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann.
Para a assessora da Comissão Bíblico-catequética, Maria Cecília Rover, responsável pela parte bíblica da Comissão, o Documento de Aparecida trata o caminho de formação dos discípulos missionários, principalmente apontando para o texto escolhido para o Mês da Bíblia 2010. “O Documento de Aparecida nos alerta para as muitas formas de nos aproximarmos da Sagrada Escritura, e destaco a Leitura Orante como a maneira privilegiada. No Livro de Jonas, ele nos ensina a não temermos os grandes desafios, levando o Evangelho a todas as direções que seguirmos. Este é o grande auxílio que vejo com o Mês da Bíblia, ele mobiliza a sociedade em torno de um tema específico, fortalecendo a comunhão social e despertando o ardor missionário de cada cristão”.
Este ano, a novidade fica por conta do livreto, em forma de leitura orante, confeccionado pelo GREBIN, e nele consta quatro leituras sobre o livro de Jonas. Além do livro, há o cartaz e o texto-base. Os materiais podem ser adquiridos pelas Edições CNBB, no endereço www.edicoescnbb.com.br e o texto-base está disponível gratuitamente na página da Comissão.
Leia aqui a carta escrita por dom Jacinto Bergmann sobre o Mês da Bíblia 2010.
Fonte: CNBB.org.br
02/09/2010
Este ano, 2010, será o 39º ano que a Igreja celebra o Mês da Bíblia. A celebração surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e logo em seguida, a proposta foi lançada e aceita por toda a Igreja no Brasil.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com o Grupo de Reflexão Bíblica Nacional (GREBIN), dando continuidade à 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2008), propôs para o Mês da Bíblia deste ano o estudo do livro de Jonas, com destaque para a evangelização e a missão na cidade.
Dom Jacinto Bergmann: “Ele [livro de Jonas] tem como objetivo principal ajudar o povo a cumprir o anseio do último Sínodo (2008) que destacou o mandato missionário de todo cristão como consequência do Batismo. Acrescenta-se a isso o fato do documento de Aparecida também destacar o valor do mandato missionário. Outras motivações contribuíram para a escolha do livro de Jonas: a Campanha da Fraternidade Ecumênica e o Ano Paulino, que refletiram sobre a evangelização do mundo urbano. Através do livro de Jonas, Deus faz o mesmo apelo aos cristãos de hoje: ‘Levanta-te e vai à grande cidade’ (Jn 1,2) para denunciar as injustiças e proclamar a sua misericórdia”, destacou o bispo da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann.
Para a assessora da Comissão Bíblico-catequética, Maria Cecília Rover, responsável pela parte bíblica da Comissão, o Documento de Aparecida trata o caminho de formação dos discípulos missionários, principalmente apontando para o texto escolhido para o Mês da Bíblia 2010. “O Documento de Aparecida nos alerta para as muitas formas de nos aproximarmos da Sagrada Escritura, e destaco a Leitura Orante como a maneira privilegiada. No Livro de Jonas, ele nos ensina a não temermos os grandes desafios, levando o Evangelho a todas as direções que seguirmos. Este é o grande auxílio que vejo com o Mês da Bíblia, ele mobiliza a sociedade em torno de um tema específico, fortalecendo a comunhão social e despertando o ardor missionário de cada cristão”.
Este ano, a novidade fica por conta do livreto, em forma de leitura orante, confeccionado pelo GREBIN, e nele consta quatro leituras sobre o livro de Jonas. Além do livro, há o cartaz e o texto-base. Os materiais podem ser adquiridos pelas Edições CNBB, no endereço www.edicoescnbb.com.br e o texto-base está disponível gratuitamente na página da Comissão.
Leia aqui a carta escrita por dom Jacinto Bergmann sobre o Mês da Bíblia 2010.
Fonte: CNBB.org.br
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Aula dia 05/09 (atualizado em 01/09)
Neste domingo teremos aula com o Silvio sobre "Liturgia", ele vai falar sobre todos os ritos da missa. A aula será feita em 02 partes. A primeira nesse domingo e a continuação no próximo domingo dia 12/09. Não percam, é muito interessante!
Shalom!
Shalom!
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Comunicado Importante
Neste domingo a escola não acontecerá na Capela, que será usada para a missa de encerramento da Assembléia Diocesana do nosso GED. A escola será em uma das salas da catequese. Nos encontraremos em frente a Igreja.
Shalom!
Shalom!
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Missa de 01 ano de falecimento do Aristeu
Nesta quinta teremos a missa de 01 ano de falecimento de nosso querido amigo Aristeu, será às 20 horas na casa da família, marcamos de nos encontrar por volta das 19:30 em frente ao Colégio Premen.
Até lá... Shalom!
Até lá... Shalom!
Escola de 29/08
Olá pessoal! No próximo domingo, teremos uma Dinâmica de Motivação com a Andressa e o Cássio. Vamos prestigiar!
Shalom!!
Shalom!!
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Recepção do 41° Cursilho Masculino Jovem
Shalom!!
Assinar:
Postagens (Atom)