quarta-feira, 6 de outubro de 2010

JMJ 2011 é apresentada oficialmente: resposta profética




A apresentação oficial da próxima Jornada Mundial da Juventude - que acontece em agosto de 2011, em Madrid (Espanha) - aconteceu na manhã desta terça-feira, 5.

A Sala de Imprensa da Santa Sé acolheu a coletiva de imprensa, que contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko; do Arcebispo de Madrid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela; do secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Josef Clemens; do Bispo auxiliar de Madrid e coordenador geral da JMJ 2011, Dom César Franco Martínez; e da subdiretora do Departamento de Comunicação da JMJ, María de Jaureguizar.

O Cardeal Rylko sublinhou que 'o Papa insiste muito para que a JMJ não se reduza unicamente a um momento de festa. A preparação deste grande evento e sua continuação necessária na pastoral ordinária são uma parte integrante e decisiva. A festa, o evento em si, atua como uma espécie de catalizador que facilita um proceso educativo já em curso. Neste sentido, Bento XVI vê nas JMJ uma resposta profética à emergência educativa do mundo pós-moderno”.

Já o Cardeal Rouco afirmou que 'a Jornada Mundial da Juventude é uma clara proposta de aproximação a Cristo e de sua Igreja a toda a sociedade espanhola. [...] Se conseguimos mostrar a beleza da fé, muitos jovens e nem tão jovens descobrirão ou redescobrirão o orgulho e o privilégio imerecido de ser católicos, bem como a responsabilidade que temos de transformar este nosso mundo num lugar melhor para todos'.

A JMJ, continou, “será possível graças à ajuda de muitos'. Em primeiro lugar, 'dezenas de voluntários permanentes, e - quando se aproxime a semana crucial (16 a 21 de agosto) - até 20 mil voluntários, espanhóis e estrangeiros'. Além disso, muitas famílias acolherão os peregrinos.

Do ponto de vista econômico, o evento apoia-se em uma plataforma formada por numerosos pequenos donativos, além de contribuições de empresas e instituições, que aceitaram ser patrocinadores e se somaram à responsabilidade de organizar o encontro.

“Não posso deixar de mencionar o clima positivo de colaboração que, desde o princípio, criou-se com as administrações públicas espanholas. A acolhida da JMJ por parte do Governo da nação, da Comunidade Autônoma e do Ayuntamiento de Madrid foi favorável e pró-ativa desde o primeiro momento', finalizou.

O coordenador geral da JMJ 2011, Dom Martínez, falou sobre o programa e os aspectos organizacionais da JMJ. Segundo os dados procedentes das diversas conferências episcopais, a JMJ 2011 promete ser uma das maiores já organizadas na Europa. Levando em consideração a crise econômica que atravessa a Espanha, estará caracterizada pela sobriedade. Será também uma JMJ “muito espanhola', porque o Pontifício Conselho para os Leigos, indicando que as Jornadas devem enraizar-se no país organizador, pediu que haja uma apresentação especial da cultura e história espanholas.

O Objetivo principal da Jornada de Madrid é o relançamento da atividade pastoral com os jovens. 'No contexto social, assistimos a uma diminuição da prática religiosa entre os jovens. Os últimos dados do Instituto de Estatística assinalam que, entre os menores de 25 anos, o índice de prática religiosa é inferior a 10% e que 48,1% dos jovens declaram-se católicos, mas não praticantes. Queremos chegar precisamente junto a eles'.

Referindo-se aos aspectos econômicos, citou diversas entidades patrocinadoras, além do portal www.muchasgracias.info, que permite contribuir com qualquer quantia para o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário