quarta-feira, 21 de julho de 2010

Morre Dom Domingos Gabriel Wisniewski

 Morreu esta madrugada no Hospital Antônio Prudente em Londrina, o Bispo Emérito da Diocese de Apucarana Dom Domingos Gabriel Wisniewski aos 82 anos. No início do mês de maio Dom Domingos foi internado para uma cirurgia no estômago, mas seu estado de saúde de agravou...


Segundo Pe. Xisto Bobato, pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida em Apucarana, e auxiliador de Dom Domingos em Apucarana, o bispo decidiu operar de uma hérnia no início do mês de maio, sendo um procedimento muito simples, porém, verificou-se o rompimento do seu intestino, por causa de uma diverticulite. Então os médicos o operaram às pressas.

“Depois desta cirurgia, constatou-se que ele ainda tinha vários problemas de divertículos no intestino e, então, necessitou fazer a segunda operação para possíveis correções”, comenta Xisto, que diariamente ia a Londrina acompanhar o estado de saúde do amigo.

Uma semana após a primeira operação, ele foi submetido a segunda cirurgia com médico Antônio Amarante, para remover a parte doente do intestino grosso, fazer a correção de alguns problemas intestinais e também limpar o interior da barriga. Após isso a saúde dele ficou debilitada, chegando a entrar em coma.

Durante seu internamento, Dom Domingos teve momentos que melhora, mas na maioria deles apresentava dificuldades de recuperação. “Então, na realidade, ele está ainda num estado crítico. Não digo que seja impossível reverter o quadro, pois os médicos mesmo dizem que estão trabalhando porque é possível ele melhorar”, disse padre Xisto há alguns dias, em entrevista à imprensa.
 
Esta madrugada, o Hospital informou a morte do segundo bispo da Diocese de Apucarana.

Reitor do Seminário em Curitiba

Padre Xisto comenta que conheceu Dom Domingos há aproximadamente, quarenta e cinco anos, quando ele era o reitor do Seminário Menor dos padres Vicentinos em Curitiba. “Na realidade, nós
o chamávamos de superior do seminário. Eu era criança quando entrei, na Admissão e Dom Domingos era padre novo com, mais ou menos, seus trinta e cinco anos”, recorda Xisto.

Provincial dos Vicentinos de Curitiba

Naquele tempo, conforme Bobato, os padres Vicentinos de Curitiba pertenciam à Província da Polônia. Wisniewski foi eleito vice-provincial e trabalhou para que a vice-província de Curitiba
se tornasse uma Província independente. “Os padres vinham formados da Polônia para o Brasil e ele fez todo esse trabalho, enfim foi um provincial de muita eficiência no trabalho da congregação dos Padres Vicentinos”, comenta o padre.

Para o padre Xisto, Dom Domingos em primeiro lugar tinha uma visão bem ampla de todas as coisas. A sua formação Teológica foi feita na França, uma formação sistemática muito boa, que deu uma visão muito importante para Wisniewski de toda teologia e de toda missão da Igreja. “Uma formação muito ampla”, acrescenta ele.

Homem do diálogo

Xisto conta que Dom Domingos foi sempre um grande carismático, com a capacidade
de se comunicar bem com as pessoas e um caráter muito forte, que quer dizer, que ele sempre assumia os seus trabalhos com muita veemência e determinação. “Além, é claro, de ser sempre m bom companheiro e um bom amigo, Dom Domingos sempre escutou muito e teve um grande diálogo com as pessoas”, observa o padre.
 
Dom Domingos Gabriel Wisniewski

Dom Domingos Gabriel Wisniewski assumiu a Diocese como segundo Bispo em 05 de agosto de 1.979. Sua chegada marcou um novo tempo, pois a preocupação com a pastoral e com os empobrecidos contagiou a todos. Deu grande incentivo ao surgimento do “Bom Samaritano”, aos “Planos Pastorais” e à construção da Casa de Encontros “João Paulo II”.
Sua ação pastoral foi exercida em sintonia com as palavras emergentes no “Concílio Vaticano II” e assumidas no “Documento de Puebla”: Comunhão e Participação. Dom Domingos escreveu seu nome na história e na vida da Diocese. O ano de 1.983 marca sua transferência para Apucarana, onde se encontra va atualmente, como Bispo Emérito.

 Fonte: Apukaonline
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário