terça-feira, 31 de janeiro de 2012

31 de Janeiro - Dia de São João bosco


Queridos Irmãos e Irmãs Jovens do MCC:

 Hoje é Dia de São João Bosco, nosso querido D. Bosco, Pai e Mestre da Juventude Católica Apostólica Romana:

E quem foi D. Bosco?

João Melchior Bosco (Castelnuovo d'Asti, 16 de agosto de 1815 — Turim, 31 de janeiro de 1888) foi um Padre Católico Apostólico Romano, Educador, desenvolveu a educação infantil e juvenil e o ensino profissional, sendo um dos criadores do sistema preventivo em educação. Dedicou-se também ao desenvolvimento da imprensa católica. É o fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales (conhecidos como Salesianos de Dom Bosco). Foi canonizado em 1934. É popularmente conhecido como Dom Bosco. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Dom Bosco é o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasília.

Foi um Padre inserido em sua realidade mais a frente de seu tempo!

No contexto da revolução industrial na Itália, havia grande contingente de jovens sem família nas grandes cidades. Desde 1809, em Milão, a igreja católica mantinha um tipo de obra assistencial para jovens denominada oratório, que se ocupava de lazer, educação e catequese. O primeiro oratório de Turim foi fundado em 1841, pelo padre Giovanni Cochi. Influenciado por essas iniciativas, D. Bosco funda em 8 de dezembro de 1841 um oratório em Turim, quando atende e ensina o jovem Bartolomeo Garelli na sacristia da Igreja de São Francisco de Assis. Em 8 de dezembro de 1844, esse oratório passa a denominar-se 'Oratório de São Francisco de Sales e em 1846 passou a ter sua sede numa propriedade de Francisco Pinardi, no bairro turinense de Valdocco.

Para nós Jovens Cursilhistas, D. Bosco, além de Padroeiro de toda a Juventude, é para nós um grande exemplo de Evangelizador dos ambientes. Ele ia onde estavam os jovens, nas praças, nas ruas, nas casas, nas escolas, nos locais de trabalho e convívio dos jovens!

A exemplo de D. Bosco, devemos ir aonde estão nossos Irmãos Jovens marginalizados, Jovens que ainda não ouviram a Palavra de Vida Eterna do nosso amado Mestre Jesus!

Vamos pedir a Deus nosso Pai, por meio da mediação de Jesus, da intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e a exemplo de São João Bosco, que cada dia tenhamos mais força para amar a Deus, a Jesus e a Igreja, por meio dos Irmãos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!

São João Bosco, rogai por nós e por nossa juventude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário